Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

COBERTURA
As redes da televisão por assinatura ficaram 72 horas no ar sem intervalos cobrindo as eleições norte-americanas. Não pouparam detalhes, tudo o que aconteceu com nossos donos interessava aos súditos do sul. A velhinha com 100 anos votando era atração, o pai, as tias, a avó, a empregada doméstica, que veio no mesmo navio da Europa nos anos 1950, dava imagens inéditas da igualdade social. A maior democracia do mundo deitou e rolou nos seus quintais pelo mundo. O futuro The Brazil, será o estado preferido da matriz; brasileiro nacionalizado poderá votar e ser votado no Capitólio, na idade certa será obrigado a ingressar nas forças armadas mais equipadas da Terra, com direito às invasões de todo o Oriente Médio, mesmo os países que não possuem armas químicas. Um plebiscito brasileiro para nossos nacionais escolherem se querem nacionalidade norte-americana ou local, resolverá o que o povo acredita ser melhor. Atualmente as reportagens televisivas anunciam nas chamadas com a bandeirona listada no fundo: Eleições Americanas. (Americana como? O Caribe, a América Central e do Sul estão participando de eleições?).
A base de lançamentos de foguetes do Maranhão, a Barreira do Inferno, que há algum tempo explodiu e vitimou 39 cientistas, foi cedida por comodato aos EUA, para lançamentos de exploração científica, pelo menos foi o que falaram. Logo que tomaram posse demoliram uma vila inteira de moradores para ocupar a área com projeto de ordem climática e ocupação do espaço. A base é o local que fica mais próxima da linha do Equador.
Voltando às candidaturas presidenciáveis norte-americanas, tanto faz uma como outra, o presidente do país obedece ordens das forças armadas e do Congresso, portanto, tem uma autoridade limitada. O cargo chamado de mais importante do mundo é subordinado às forças desconhecidas pela democracia. Os EUA são governados pela maior oligarquia do mundo. Famílias inteiras mandam no Brasil, cada qual governando um setor interno do país e outros externos, tudo a mando dos chefes ianques.
Quando lerem que os EUA invadirão esse ou aquele país, podem rir que é piada boa, eles não invadirão ninguém, são invasores o tempo todo. O dólar é apenas um par de algemas – muitas outras fazem parte do ferramental econômico!

CEDULÃO
Aquelas cédulas do tamanho e formato de uma folha de jornal, que os norte-americanos preencham nas eleições são para escolher presidente, deputado, senador, prefeito, juiz de paz, chefe de polícia, promotor de justiça e, dependendo da cidade, até xerife. (Fosse no Brasil entraria na lista o time de futebol preferido).

FERIADO
Em 7/9/1969 quinze prisioneiros da ditadura militar no Brasil foram trocados pelo embaixador dos EUA, sequestrado pela esquerda nacional. O embaixador foi Elbrick (Charles Burke). O plano foi do Fernando Gabeira, que foi preso e um mês depois foi liberado em troca do embaixador Suíço. Todos foram anistiados em 1979.
A ditadura descobriu o autor do plano de sequestro de Elbrick, pelo bilhete de resgate. Foi escrito por Gabeira, um texto inconfundível. Entre os prisioneiros trocados o mais conhecido foi Zé Dirceu. Foram exilados no México.

NARIZ
Carlos Collodi era um escritor italiano. Gostava de jogar cartas. Naquele tempo dívida de jogo, quando não paga, dava cadeia, era crime de vagabundagem. Certa noite o escritor perdeu muito em uma taberna e não pagou os ganhadores. A Polícia foi chamada e o prendeu. Na delegacia, o delegado taxou-o com uma fiança para libertá-lo. Ele não tinha o dinheiro e pediu clemência para ser solto. O delegado disse-lhe que no dia seguinte seu filho de 10 anos faria aniversário. Se ele escrevesse um conto para o menino, ficaria livre.
Collodi sentou-se à mesa do delegado e escreveu uma historinha infantil. O policial gostou e soltou-o. O conto infantil foi “Pinóquio”.

SANTO
A Igreja Católica é o que é na história do mundo, graças a Santo Agostinho. A biografia dele é longa e inigualável entre outros filósofos católicos. Ele se submeteu a todas as penitências da fé. Atribuído a ele está o clássico pedido que Agostinho fez a Deus: “dai-me a abstinência sexual”. Acrescentou nas preces: “porém, não agora – mais tarde”.

CINEMASCOPE
Em 1946, o casal Gilda Abreu e Vicente Celestino, devido ao sucesso da música do cantor “O Ébrio” realizou um filme. Foi o maior sucesso. Celestino foi no filme um médico que perdeu tudo, foi para as ruas devido à bebida. Na história ele culpou a esposa pelo vício. Na época, o público tinha dificuldade intelectual para distinguir realidade da ficção (ainda tem!) acreditava que o fato foi real.

AO VIVO
Acender lampiões de gás de poste em poste eu nunca vi em Monte Alto, a tarefa é muito velha para minha idade muito nova. Lampião não vi; vi, portanto, coisa mais nova, os funcionários da Força e Luz, com ganchos nas mãos, a noite, acendendo as lâmpadas públicas e logo de manhã apagando-as uma a uma. Algumas quebraram durante a operação.

FRASE
“A casa da alma está na memória”. (Santo Agostinho, pensador católico).

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no