Maria Martinez Grecco, montealtense de corpo, alma e coração. Exemplo de fé e trabalho, nasceu, viveu e, aqui em Monte Alto, constituiu família. Nascida em 4 de junho de 1916, Dona Maria passou sua vida nesta cidade realizando o bem, dando o melhor da sua vida. Ela cumpriu com amigos, clientes, vizinhos e familiares todos os seus propósitos e objetivos.
Dona Maria passou pouco tempo na escola – sabia o suficiente para manter em alerta seus familiares. Desde pouca idade ajudava seus pais na roça, lá no sítio onde moravam. Ali na zona rural fez um rol muito grande de amigos e conservou esta amizade até seus últimos dias de vida.
Casou-se com Eduardo Grecco, de família tradicional de Monte Alto. Após o casamento mudou-se para a região urbana, onde teve seu filho José Florindo e que não podemos esquecê-lo também.
Eduardo Grecco, carcereiro da Cadeia Pública desta cidade foi notável, eficiente e dedicado junto aos encarcerados e o povo. Trabalhou aqui por 13 anos, indo depois para São Paulo numa remoção da Secretaria da Justiça.
Com sua família, Dona Maria residiu na cidade de Santana de Parnaíba, a 20km da capital, por 9 anos. Em São Paulo ela fez o curso de Corte e Costura, e pela sua eficiência e garra, se diplomou em 1º lugar, pois tamanha era sua sabedoria.
Além de ótima costureira, Dona Maria era também maravilhosa cozinheira, daí a ideia de estarem à frente de um Hotel. Tudo deu certo e nestes 9 anos o novo empreendimento surtiu ótimo efeito. A chefe de cozinha, Dona Maria, era amada por todos os hóspedes e visitantes, pela sua bondade e grande companheirismo ali na região.
E num belo dia, com uma transferência publicada no Diário Oficial da União, Eduardo Grecco retornaria, junto com sua família, para o mesmo trabalho de Carcereiro aqui em Monte Alto. Dona Maria, cheia de talento, volta a costurar para noivas por ocasião de seus enlaces. Muitos alunos a procuravam. Muitos aprendiam, muitos costuraram também. Os filhinhos eram atendidos no 3º quarto, e com dedicação, desenharam, rabiscaram, escreviam com os materiais que Dona Maria lhes oferecia para passar o tempo. E assim muitos anos se passaram e Dona Maria passou a fazer parte das Dedicadas e Eficientes Costureiras de Monte Alto.
Seu filho se casa com Carmem Dolores e deste amor nasceram Wagner José e Wilson Eduardo.
Dona Maria continuava absoluta como mãe, avó, sogra e Professora responsável.
Muito feliz, dona maria sempre rodeada de amigos, estando sempre com suas alunas, já costureiras também, para trocarem ideias e conversarem.
Depois de alguns anos perdera seu esposo Eduardo. E também com muita tristeza, dois anos após, perdemos Dona Maria, a matriarca da Família.
Dona Maria jamais será esquecida: seus exemplos deixados foram muitos. A família tem orgulho de tê-la tido por tantos anos em nosso convívio.
A saudade bate em nossos corações – com certeza ela está com Deus, em um lugar digno para quem fez tanto bem, sendo merecedora desta homenagem post mortem.
HOMENAGEM:
E num Projeto de Lei de 2011, da Prefeitura Municipal de Monte Alto/SP, tem a Denominação de MARIA MARTINEZ GRECCO, a EMEB localizada no jardim Alvorada de Monte Alto.
“E, a partir de 13 de setembro de 2011, a EMEB terá o seu nome: EMEB ‘Maria Martinez Grecco’”.
Parabéns a todos os Professores, Funcionários e Direção da EMEB que, com todo corpo discente e familiares, sobressai na Educação com nota 1000. Em nome de Aline Jovanelli, gestora da EMEB, o obrigada e Parabéns a todos que formam esta unidade Escolar.