EMPANADAS

Facebook
WhatsApp

Empanada, na Espanha, e em quase todos os países da América Latina, é o equivalente ao pastel português, uma preparação individual de massa de farinha recheada e assada em forno ou frita. Aparentemente, estas iguarias derivam do hábito de rechear pão para fazer uma merenda para a jornada dos trabalhadores do campo ou para viajantes; empanar pode significar transformar em pão. A empanada típica tem a forma de uma meia-lua, devido a ser iniciada com uma rodela de massa que é recheada e dobrada sobre si mesma; o recheio pode ser de carne, aves, pescado, vegetais ou frutas.
As empanadas na América do Sul
Na América do Sul, cada país tem a sua receita típica de empanada. No Chile, a mais popular é a empanada de pino, recheada com uma mistura de carne de vaca moída e guisada, azeitonas, uva passa e ovo cozido partido em pedaços. Na Argentina, as empanadas tucumanas, são recheada com carne de vaca cortada à mão em pequenos cubos e guisada com gordura de carne (de vaca ou de porco) e vários condimentos; opcionalmente, podem também levar azeitonas, uva passa e ovo cozido. No Peru, fazem-se empanadas de massa folhada recheadas com presunto e queijo. Na Bolívia, preparam-se as llauchas, feitas com uma massa lêveda como a de pizza e recheadas com um molho à base de queijo, temperado com pimenta-malagueta; são cozidas num forno bem quente, onde crescem dramaticamente e se servem ligeiramente queimadas. Na Colômbia, as empanadas são feitas com massa de farinha de milho, como os tamales mexicanos, recheadas com um guisado de carne de vaca ou porco, com molho de tomate, cebola e pimenta e fritas. No Equador, as empanadas são feitas com uma massa feita com banana-da-terra verde (conhecida por verde), recheadas com um molho de queijo e cebola e fritas.
Nas Caraíbas, principalmente nas ilhas colonizadas pelos espanhois, as empanadas são pequenos pasteis de massa de farinha recheados, que podem ser assados no forno ou fritos. A massa é normalmente feita com farinha de trigo, mas pode também levar puré de mandioca (yucca) cozida, temperada com óleo de urucum. O recheio pode ser de carne de vaca, galinha ou peru, de chouriço ou outro produto baseado em carne de porco, de frutas ou vegetais (por exemplo, abóbora ou feijão preto e banana-macaco), com peixe ou mariscos, ou baseado em queijo.
Já no Brasil, chama-se empanada a um empadão feito no forno, com uma massa parecida com a que é feita para as empanadas pequenas e recheado com carne ou peixe e vegetais. O empadão é depois partido em pequenas porções, para ser servido.
Nas Filipinas, antiga colónia espanhola, as empanadas, sejam de galinha ou carne de vaca, são muito semelhantes às do Chile; o recheio das empanadas filipinas faz lembrar o picadillo cubano.

 

Vamos aprender?

Ingredientes massa
1kg de farinha de trigo
1 colher sopa de sal
300g de manteiga amolecida
1 gema para pincelar
Ingredientes recheio
2 colheres sopa de azeite
1 cebola ralada
2 dentes de alho amassado
500g de carne moída
1 tomate sem semente picado
1 colher chá de cominho em pó
Sal e pimenta do reino quanto baste
Preparo:
Em uma tigela, coloque a farinha, o sal e a margarina, misturando com os dedos até formar uma farofa, adicione água morna até a massa ficar homogênea e sem grudar nas mãos. Reserve. Para o recheio, em uma panela, leve ao fogo médio o azeite, doure a cebola, o alho e a carne até secar toda a água, adicione o tomate, o cominho, o sal e refogue por 5 minutos. Reserve. Abra a massa com o rolo, corte discos, com um cortador ou com a boca de um copo, coloque o recheio e feche toda a borda trançando a massa. Coloque em uma fôrma untada com óleo, pincele com a gema, leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Sirva.

Registrando

VEM CHEGANDO O NATAL

Monte Alto está ainda mais brilhante neste Natal com a nova iluminação! Após 9 anos utilizando a antiga decoração natalina,

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez