Vida – substantivo feminino e palavra dissílaba.
Vida – período de tempo do nascimento até a morte.
Vida – é o tempo da nossa existência, da nossa vitalidade.
Quantos significados tem esta palavra. E… Monte Alto, sinônimo de VIDA, aprendemos desde os primeiros anos de Escola e na família.
Monte Alto de trabalho, de saúde, de paz e de harmonia, de amizade e solidariedade, de coleguismo e de amor, de paciência e de maravilhas… E por tantos anos tudo isso foi conservado. Agora, 2020 que o progresso se faz maior e com muita intensidade, o rito diário de vida mudou.
Janeiro… Fevereiro… e as mudanças vimos de perto, para nossa tristeza. Março nem se fala.
Cidade vazia e quieta. O comércio de portas cerradas, dando prejuízo a todos.
Igrejas sem seus fieis e que, em assembleias, já não fazem suas orações diante dos altares: estão vazias – nossos santos e santas tristonhos, sentem a nossa falta. E nossa ausência – fez-nos nos apegar, de mãos cruzadas e joelhos dobrados, em nossas casas, sempre rezando para que a pandemia seja breve.
Escolas sem vida. Quanta falta faz nossos discentes, nossos professores e funcionários que cumprem sua missão com orgulho e destemor. Vazias? E somente paredes e portas – somente monumentos de alvenaria simbolizando que a Educação ainda faz parte do cenário montealtense.
Empresas dispensando funcionários para férias coletivas. Empresas demitindo seus trabalhadores, sendo homens e mulheres que, com tantos anos de trabalho, hoje se sentem inúteis.
Bancos a mercê da população que, no início tinha alguma reserva guardada em forma de economia. Porém, se não fosse o benefício a receber do Governo, pouca gente neles entraria. Sem trabalho não há dinheiro. Sem pagamento contas ficam para pagar.
Autônomos sem poder trabalhar e o sustendo da família fica ao léu. Famílias inteiras, muitas até sem o que por à mesa nas refeições, se veem aflitos, chorando de barriga vazia. Não é castigo, é falta de comida e saúde. Ah! Se não fossem os de bom coração.
Os dias passam. A situação se agrava. Políticos em cada hora com uma novidade desinteressante. Prefeitos da cidade, humano, fica sem ação. Agradar os mandantes – não agrada o povo que foi tomado de surpresa.
Pessoas Humanas em Monte Alto tem muitas. Pessoas solidárias se reúnem para os populares ajudar. Falo do Brasil, do Estado de São Paulo, especialmente de Monte Alto, que não medem esforços para contribuir com este povo maravilhoso. Nos orgulhamos muito, principalmente eu, montealtense de coração.
Campanhas da Prefeitura Municipal, da Associação dos Funcionários Públicos, das Empresas, Pessoas humanas de verdade. Todos se solidarizam e ajudam a todos. Quantas doações no anonimato!
Porém, em muitas casas a bonança chega aos poucos – há esperança. Necessitamos de saúde. Boas notícias irão chegar, Deus é PAI. Podem acreditar…
Ruas vazias – a alegria vai desaparecendo aos poucos. Não vemos mais amigos se abraçando, não ouvimos conversas nem sinais de amizade, encontro de pessoas por enquanto, nunca mais. E o espaço entre a Terra e o Céu ficou mas longínquo, não há alegria. Com amor e jeitinho, se ensina até passarinho, nem as flores florescem como antes. Principalmente os de Monte Alto estão muito tristes: não cantam como antes – O ar da cidade toda é desolador. Vida sem vida.
Pessoas do isolamento social se distanciam para sua proteção e de sua família. Muitos cuidados a Saúde nos recomenda. Todo cuidado é pouco. Alimentar faz parte da rotina diária e sem alimentação… Ela faz parte da nossa sobrevivência.
Os Samaritanos triplicaram as doações de marmitas desde o café até o almoço pelo dia todo. Piedosas são as pessoas que doam para esta causa, com esta atitude que Deus avalia, retribuindo bênçãos.
Eu, que falo neste Jornal O Imparcial de grande importância, e em nome de todos os munícipes, quero agradecer a todos que, direta ou indiretamente, se comprometem e compartilham com cestas básicas, materiais de limpeza, álcool em gel, máscaras, outras doações. Obrigada de verdade, obrigada de coração! Com amor, oh, Senhor Bom Jesus, lá do alto da Matriz, abençoes a todos pela gentileza, pelo ato de amor e bondade! ELE vê e sabe de tudo.
Proteção à VIDA precisam ter… porém, para cada munícipe será espalhado votos de ânimo, esperança, paz e alegria – tudo, tudo que a VIDA possa lhes trazer. Dias melhores ainda iremos viver. Abençoe sua vida, pois mais um dia continuaremos a viver. E serão dias e dias… em oração pela SAÚDE do Brasil e do Mundo. FÉ E ESPERANÇA.