Um anúncio muito aguardado pela população do Estado foi feito na tarde desta quarta-feira, 27 de maio, quando o governador João Dória entrou em coletiva e anunciou que o estado de São Paulo iniciará uma “retomada consciente”.
A nova fase do Plano São Paulo, que passa a valer a partir de segunda-feira, 1 de junho, foi apresentada pela equipe técnica e científica, e será composta de cinco etapas. A quarentena foi prorrogada por mais 15 dias em todo o Estado, mas uma flexibilização de isolamento.
Segundo Dimas Covas, coordenador do Centro de Contingência do COVID-19 em São Paulo, com o isolamento, foram poupadas 65 mil vidas. De acordo com estudos, o Estado de São Paulo teria 950 mil casos da doença sem o isolamento, e com o isolamento, foram 84 mil casos.
As etapas abaixo, definidas por fases e cores, para a reabertura de estabelecimentos foram apresentadas pelos representantes do governo do Estado e cada região deverá obedecer aos protocolos para evoluir as etapa, levando em consideração as condições hospitalares, o avanço da doença, o isolamento e o número de casos. O governador afirmou que a medida será avaliada, e se for necessário, não hesitará em dar um passo atrás.
Monte Alto, que está na região de Ribeirão Preto, iniciará na fase 2, que prevê a abertura de segmentos, todos com restrições. Agora as Prefeituras terão autonomia para flexibilizar dentro dos setores estabelecidos. A flexibilização deverá ser feita por decreto pelos prefeitos das cidades, observando também os planos regionais. Acompanhe no gráfico o que poderá ser reaberto