Um novo decreto publicado na manhã de hoje, dia 9, pela Prefeitura Municipal de Monte Alto, comunica importantes medidas para a retomada gradual do funcionamento do comércio em seus vários segmentos. A partir da publicação, o comércio lojista poderá atender seus clientes tanto no sistema delivery, como já vinha acontecendo, como também no sistema Drive Thru. Outra atividade autorizada é o recebimento de crediário na entrada dos estabelecimentos. Contudo, além de respeitar todas as medidas de higiene e segurança impostas pelos órgãos de saúde, a principal determinação é de que não deverá haver aglomeração nos locais.
Outra medida trata das academias e centros de ginástica, que poderão exercer suas atividades internas, atendendo individualmente os usuários com recomendações médicas.
A panfletagem e distribuição de informativos, suspensas desde o dia 23 de março, estarão autorizadas, possibilitando a comunicação do setor público e privado com a população durante a quarentena.
Na área da Saúde, as consultas, cirurgias eletivas e o transporte intermunicipal sanitário, como ao AME de Taquaritinga, passam a funcionar gradativamente.
Em relação às atividades religiosas, após reconhecimento do Governo Federal como essenciais, foram liberadas, desde que sem aglomerações.
Os servidores públicos com ou mais de 60 anos, desde que com quadros de saúde que permitam o exercício de suas atividades, retornarão às Secretarias Municipais de Saúde e Infraestrutura e Serviços Públicos.
O prefeito salientou ainda o desejo do município em realizar uma flexibilização ao comércio, entretanto, é necessário obedecer a legislação estadual de acordo com a interpretação do Ministério Público.
Vale lembrar que as alterações foram possíveis em vista do atual quadro da COVID-19 em Monte Alto, com números estabilizados há dias, e a postura da população quanto às exigências de distanciamento social e uso de máscaras de proteção.
As novas medidas foram editadas em vista do posicionamento do Governador do Estado, publicado oficialmente na manhã de hoje.