Atenção Plena (mindfulness): um olhar para o Presente

Facebook
WhatsApp

Os movimentos intensos da vida, da era da informação, da Internet e do compartilhamento nos fazem viver tudo com muita rapidez e muita impulsividade. Tudo isto colabora, e muito, para o aumento da ansiedade tanto nas crianças quanto nos adultos. Geram expectativas gigantes, angústias e desejos, muitas vezes, irreais.

As propagandas, o marketing e a exposição da vida do outro nos leva, através das redes sociais, principalmente, a ver e desejar o que não temos – e que grande parte das vezes também não precisamos – querer estar em outro lugar, viver uma outra vida e depositar nossa felicidade em algum momento do futuro ou mesmo nos lamentar pelo que já passou.

Esquecemo-nos do que somos e vivemos hoje. Esquecemos que este momento, este exato instante em que você lê este texto, é uma das únicas certezas do que temos: o presente.

Mindfulness, ou atenção plena em tradução para o português, é o estado mental de buscar e praticar a atenção ao tempo presente, à consciência e a experiência do que se vive agora. Acordar, trabalhar, passear, comer, enfim, viver conscientes do que estamos fazendo e buscando a satisfação e o prazer de cada momento e de cada experiência.

Nada se repete. Porque não há nada exatamente igual ao que você já viveu ou passou. Cada situação que vivemos, cada momento que temos é único no tempo e no espaço. O que você acabou de ler pode ser lido de novo muitas vezes e ainda assim não será igual.

Viver o momento, estar realmente presente no que fazemos e vivemos diminui a ansiedade, regula nosso humor, melhora a qualidade do sono e nos possibilita gerenciar melhor nossos conflitos – nada mais necessário para estes tempos de pandemia.

As pessoas que conhecem e praticam o conceito da atenção plena tem mais qualidade de vida e administram melhor as dificuldades do caminho, vivendo com mais satisfação e equilíbrio.

O mindfulness pode ser praticado através de exercícios fáceis, técnicas de respiração e meditação, por exemplo. É um conceito simples que envolve aceitação, compaixão e autocompaixão e é perfeitamente aplicável, e necessário, em nossos dias e para nosso desenvolvimento e evolução pessoal.

Todos nós estamos passando por uma fase de muitas dúvidas e incertezas quanto ao futuro de nossas vidas. E se apegar a este pensamento futurista, agora, só nos traz ainda mais insegurança e uma sensação de desemparo.

Na verdade, nós nunca tivemos controle sobre a vida e o futuro, mas achávamos que tínhamos. O único controle que podemos e devemos desenvolver é o controle sobre nossas próprias reações diante dos fatos que a vida nos coloca. E nisto a prática de viver o momento, aqui e agora, é a mais eficiente.

Este é o momento que temos. O presente. Vamos fazer dele, o melhor possível. Agora e sempre, um dia de cada vez!

Dra. Luciene Pugliesi Rebonato (CREFITO 3/5231) Terapeuta Ocupacional / Psicopedagoga Clínica / Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Atendimentos 

on-line e informações: (16) 99232.0821

Registrando

VEM CHEGANDO O NATAL

Monte Alto está ainda mais brilhante neste Natal com a nova iluminação! Após 9 anos utilizando a antiga decoração natalina,

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez