Na semana, passada, a prefeitura de Monte Alto anunciou a compra de dois ventiladores de ar médicos, conhecidos como respiradores. Um deles já chegou ao município e foi entregue ao Pronto Socorro pela secretária de Saúde, Sueli Melo, na manhã de segunda-feira, 13 de abril.
A compra dos equipamentos pode ser realizada graças ao empenho das profissionais de saúde em buscar os aparelhos, em um momento onde todos os municípios se mobilizam e há falta deles no mercado. O custo do equipamento foi de R$ 36 mil, pagos com valor repassado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, recurso previsto em medidas provisórias contra a pandemia de Covid-19.
Os respiradores são equipamentos médicos que ajudam as pessoas a respirar quando o sistema respiratório apresenta dificuldades de funcionar plenamente, como acontece com as pessoas que contraem a Covid-19 e apresentam quadros clínicos graves. O que esses aparelhos fazem é levar o ar por um tubo na traqueia dos pacientes para os pulmões. Sem esse procedimento, os pacientes podem morrer.
O mundo hoje enfrenta a falta dos respiradores. Em todo Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, são apenas 43.733 respiradores à disposição de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que atende cerca de 150 milhões de pessoas, 80% da população brasileira.
Com os novos equipamentos, Monte Alto passará a contar com 29 aparelhos respiradores, dos quais 22 estão instalados na Santa Casa de Misericórdia, dois no Hospital Unimed, três no Pronto Socorro Municipal (incluindo o recém-chegado), um do tipo móvel na UBS Dr. Roberto da Rocha Leão (que atende pacientes com queixas respiratórios) e um aparelho adquirido que deve chegar nos próximos dias. Na foto abaixo, a secretaria Sueli Melo entrega o novo respirador ao coordenador do Pronto Socorro do município, Wagner de Grandi.