André ‘Pardal’: o primeiro ultramaratonista de Monte Alto

Atleta disputou, e terminou, a competição de 65 km disputada em Jales/SP no domingo, 8 de março

Desafiador e dever cumprido. É assim que Luis André Goldrin da Silva, o ‘André Pardal’, define o 4º Desafio Grandes Lagos, realizado em Jales (SP) no dia 8 de março. Na data, Pardal tornou-se o primeiro ultramaratonista de Monte Alto, ao completar o percurso de 65 km.
O Desafio é uma corrida “Ultramaratona Rural”, executada por estradas de terra que interliga Jales às margens do Rio Paraná, em Santa Clara D’Oeste – local da chegada -, tendo como rota as cidades de Santa Salete, Santana da Ponte Pensa e Santa Clara D’Oeste. A prova é dividida em cinco categorias em equipes masculina, feminina e mista que são: dupla – 33/32 km; trio – 22/22/21 km, quarteto – 17/16/16/16 km e quinteto – 13/13/13/13/13 km e solo 65km, o que Pardal se propôs a fazer, e fez! Seu tempo final foi de 7 horas e 56 minutos.
“Descobri essa prova no ano passado e decidi que queria participar. Já havia participado de uma maratona (42 km) e eu queria me desafiar. Elaborei um cronograma de provas que serviriam de preparação, com etapas no Rio de Janeiro e Santa Catarina, por exemplo, porém, no mês de agosto de 2019, eu caí e machuquei o ombro jogando bola, o que me impossibilitou de realiza-las”, comenta o atleta. “Após isso, fiquei restrito aos treinos, no entanto, de última hora, me inscrevi para o Desafio. Chamei alguns amigos para participar e o Tiago Peixinho, de Jaboticabal, topou a empreitada”, acrescenta.
Sobre a preparação para correr tão grande percurso, Pardal ressalta que não a fez de forma correta. “Confesso que não tenho disciplina. Antes da corrida, fiz um ‘longão’ de 21 km, outro de 10 km e uma semana antes, um de 24 km, ou seja, somados, não chegava à distancia da prova”, relata. “Se não estava bem fisicamente, me preparei muito mentalmente. Eu tinha o desejo de completar o percurso antes de 8 horas. Conversei bastante com o Victor Giz, de Jaboticabal, que me deu muitas dicas”, acrescenta.
A PROVA – “Larguei no ritmo normal, com um pace (ritmo médio) sempre abaixo de 6 minutos por quilometro. Tiago e eu tivemos o apoio do Reinaldo Campos, também de Jaboticabal, que nos seguiu, de carro, levando água e lanche. Com o passar do tempo, e dos quilômetros, a animação já não era mais a mesma, até porque o sol estava muito forte, porém, eu buscava o meu máximo, pois tratava-se de uma competição. O ‘Peixinho’ começou a puxar mais o ritmo e seguiu na frente, fazendo a sua prova. Meu maior momento de superação foi faltando 5km, quando o ‘coração foi para a ponta do tênis’, momento este em que me foquei na minha família, nos amigos e em todos que estavam torcendo por mim. Fui lá e fiz. Completei a prova! Tornei-me o primeiro ultramaratonista de Monte Alto”. Pardal ficou em segundo lugar na categoria 40 a 44 anos e, ‘Peixinho’, o primeiro na de 35 a 40.
AGRADECIMENTOS – “Obrigado a todos que me mandaram mensagens na madrugada antes da prova; à ALMO Engenharia, pelo patrocínio; aos meus familiares, amigos e parceiros de treino. Sem vocês, nada disso teria acontecido”, finaliza.

 

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no