Numa das matérias em forma de mensagem do professor Eduardo Costa no jornal O Imparcial, o nosso jornal, ele cita o valor da leitura. O reconhecimento de quem sabe ler, sabe entender, sabe refletir… textos que enriquecem o saber.
Quem gosta de ler e lê muito, tem facilidade para escrever textos (minha opinião). É só querer.
Eu, Carmen Dolores, gosto muito de ler e faço isso sempre. Livros, revistas, jornais… tudo tem sua importância, portanto, eu os leio frequentemente.
Ler significa buscar conhecimentos. O poder de transformação da leitura é que nos torna mais sábios e felizes – viajamos no conhecimento.
O hábito da leitura melhora a vida das pessoas – a leitura informa e faz-nos entender. Como qualquer outra atividade saudável, a leitura deve ser encarada como estímulo desde a infância. Algumas pessoas praticam esportes, outras se dedicam à música, outras ainda nos trabalhos manuais. Porém, nenhuma foge dos nossos olhos a não ser a leitura para obtermos informações.
Programas de apoio à juventude são destinados a ela com base na leitura e diante dos relatos – muito se sabe de onde vieram, como vieram, como aprenderam.
Os livros são nossos amigos e, apesar de mudos, muito nos ensinam. Conceitos, destaques, informações, opiniões, valores, comportamentos… e quantos ensinamentos!!! O livro muda a vida de todos quando fazem sua leitura. O livro, para muitos, é companhia inseparável, e até uma obrigação para outros. Como companhia inseparável, é uma opção louvável pois nos leva a viajar – a passear sem sair do lugar. São mil maneiras de vermos o mundo.
Como seres humanos podemos observar definições diferentes: temos a capacidade suficiente para pensar, definir e comentar os assuntos, dando assim, mais vida à nossa vida.
A leitura dá oportunidades e nas reflexões, são muitas as interpretações diante dos fatos. A base é aprender a ler para aprender a viver.
As crianças tem à sua frente um amontoado de letras – estes pequenos símbolos têm o poder de guiar, de dirigir e de informar.
O importante é ver e saber que, o que nos diferencia dos irracionais é a base que temos de, através de letras, palavras, orações, textos, histórias, descobrirmos o que nos passa ao redor. Nós, racionais, pensamos, deduzimos… somos inteligentes. E que felicidade esta!
Tristeza existe em saber que ainda no século XXI existem pessoas que não conseguem decifrar estes símbolos. É falta de tempo? De estímulo? De oportunidade? De escola?
A leitura nos auxilia a termos uma ortografia correta (pelo menos com poucos erros), pois lendo, aprendemos a escrever corretamente e acertadamente. A leitura nos informa, nos transforma.
Caro leitor, Cara leitora! Seja mais um ou uma dentre nós. Leia, se possível, um livro mensalmente, se há oportunidade para isso. Leia o jornal O Imparcial, pois com ele você integra o mundo – suas informações semanalmente são diversas, prazerosas, interessantes.
Parabéns se você já o faz – este hábito louvável faz você merecer nota 10 em sua vida.