Vocação! Vocês acreditam em Vocação?
Algumas pessoas dizem que sim, outras que não, e ainda outras dizem que isso acontece com o tempo.
Pois bem, muitas vezes a vocação nasce de um ou vários exemplos que a família dá ou nos oferece. A vocação pode acontecer quando nos espelhamos em alguém.
Com certeza nos espelhamos em exemplos bons, em atitudes ou ações que nos trazem prazer ou simpatia pelas pessoas.
E assim nasceu em mim o desejo de ser professora. Minha mãe, inteligente como ela só, estudou o básico, mas sabia decor as tabuadas, contas de multiplicar ou de dividir como ninguém. Fazia-as de cabeça e o resultado era exato. Ela contava histórias com riqueza de detalhes – histórias da vida real ou de sua autoria.
– Eu ensino a você, minha filha, porque você vai ensinar a muitas crianças, dizia ela.
E dizendo assim nasceu minha vontade (vocação) e… me formei Professora. Estudei, compreendi, prestei concurso e eis-me com o certificado em minhas mãos. Meus pais se orgulharam muito de minhas atitudes e pediram que eu fosse, aos olhos do Senhor e das crianças, uma ótima Professora. Muitos formandos, muitos talentos, muitos gênios em minha Formatura.
Bem classificada, e na primeira chamada ao Magistério, estava eu ali para principiar as atividades de ensinar, e com certeza, aprender também.
Quando crianças eu brincava no quintal de casa com cadeiras, imaginando alunos – dava aula do meu jeito, escrevendo letras com carvão na tábua pendurada na parede. E minha mãe, Helena, aplaudia. Meu pai, Américo, também.
– Vai puxar pra mim – esta menina tem futuro. E deu certo! Mamãe tinha razão.
Hoje, após tantos anos de trabalho ensinando, e já aposentada, posso dizer: eu tinha muito de minha mãe. Meu pai me auxiliava e assistia minhas aulas de brincadeira. Compartilhava comigo em tudo. Por isso minha vontade aconteceu. Minha vocação foi inspirada pela minha mãe com aval de meu pai, um homem também muito sábio. Meu pai escrevia poesias e até compôs músicas – ele tocava instrumentos na Banda Musical da cidade. Quanto orgulho!
Hoje também escrevo poesias e pensando no passado, sonho escrever belos trabalhos como ele que, mesmo não sendo letrado, compunha com esmero e dedicação. Dou muito valor a tudo isso. Aprendi muito com meus pais.
Minha família, constituída de quatro filhas, era e é (hoje somo três) animada, extrovertida, carismática e dedicada. Tudo que começávamos acabava com êxito e éramos admirados por muitos.
A Escola foi meu “tudo”. Minha vocação aguçada fez de mim uma pessoa que adorava lecionar e meus alunos eram o esteio de meu trabalho. Faço isso até hoje – Educação em primeiro lugar, que valorizo através dos conhecimentos e aprendizagem que ex-alunos, hoje homens e mulheres formados (as) fazem parte de um quadro valoroso de profissões.
Se espelharam, foram vocacionados, e hoje, com orgulho têm saudades daquele tempo em que eram alunos e em minha classe, como meus discípulos, atenciosos e disciplinados, acreditaram no seu futuro e no futuro da nação: com formação e profissão.
Ensinei-lhes que a VIDA é uma ESCOLA, e sendo assim, muito tinham que aprender além da Faculdade. Estudaram, se formaram. Tropeços passaram, mas venceram. Aprenderam muito… e até que o mundo seria melhor se todos tivessem trabalho e que pudessem com ele, sustentar a família para o bem da humanidade.
Hoje, dando as mãos, caminhamos juntos pela estrada do Bem – fizemos o nosso melhor.
Trilhando para o BEM, sabemos do nosso futuro tão perto e muito próximo, e… com Deus, nosso Pai e Senhor, teremos êxito na vida. Ele não significa apenas sucesso, como também sobrepor ao fracasso. Que você só brilhe nesta vida!
EFEMÉRIDES – 21 a 27/06
21 – Início do Inverno – Dia da Mídia – Dia do Intelectual – Dia Nacional de Controle da Asma.
22 – Dia do Aeroviário.
23 – Dia do Lavrador.
24 – Dia Internacional do Leite – Dia das Empresas Gráficas – Dia do Caboclo – Dia de São João.
25 – Dia do Imigrante.
26 – Dia Internacional de Combate às Drogas.
27 – Dia Nacional do Progresso – Dia do Mestiço.