Falo do Tony Ramos das novelas! Nascido em 25 de agosto de 1948 em Arapongas, no Paraná, Antonio de Carvalho Barbosa, o Tony Ramos, é um ator dedicado, surpreendente, responsável.
Tony, de nome americanizado, e Ramos, sobrenome de um parente, é filho da Professora Maria Cristina e Sr. Paulo. Amante do futebol, vai a São Paulo com seus familiares para melhorar a posição de vida.
Ao assistir a televisão pela primeira vez, se encanta por ela. Faz um teste na TV Tupi e se apresenta no “Novos em Foco”. Com quase 16 anos, Tony tem seu primeiro papel no Programa Jovem Guarda, quando atuou na peça musical Tony e Tom & Jerry. Após terminá-la atuou na novela “A outra”, que foi sua primeira, na qual ele era filho de Juca de Oliveira e Vida Alves e foi um sucesso.
Em 1977 transferiu-se para a TV Globo estreando em “Espelho Mágico”. Muda-se para o Rio de Janeiro e se apresenta em “O Astro”.
Ele atuou em várias novelas, fez teatro e cinema – recebeu vários prêmios. É considerado uma pessoa bem humorada e íntegra pelos colegas de profissão.
Tony se casa com Lidiane e tem dois filhos – Rodrigo é médico e Andréa advogada. Tony não é preconceituoso, respeita seu trabalho, é cumpridor do dever, é humilde e sempre agradece a Deus.
Tony atuou no cinema e com quinze participações recebeu prêmios sendo indicado como melhor ator do ano em TV nos anos 1998 a 2001. Recebeu o Troféu Imprensa de melhor ator nos anos 2000 e 2001. No Festival de Gramado foi vencedor: melhor ator nestes anos.
Desde 1965 Tony atuou em 49 novelas. Em 2009, viveu Opash Ananda na novela “Caminho das Índias” e foi destacado o melhor da TV pela Rede Globo. Atuou em “Passione” – de roteiro agressivo e meigo nas horas certas, gentil e paciente em horas diversas, amoroso e nervoso quando a cena exigia.
Pela sua sabedoria, experiência e integridade, Tony Ramos, um dos melhores atores, senão o melhor, falando alguns idiomas, tem uma personalidade extraordinária.
Sabemos que a indústria do cinema é um negócio bastante recitável, pois não há quem não goste de um bom filme em sua vida. Mas para isso é necessário que os atores sejam ótimos, assim como Tony no trabalho.
O cinema é muito importante em nossas vidas, desde que apresente situações que nos transmitam criatividade, sabedoria, cultura, conhecimento, reflexão etc. É o caso de “Era uma vez no Brasil”. E nesse filme, Tony também foi ator principal.
O cinema tem o poder de nos encantar, distrair, emocionar, comover… como “Se eu fosse você (1)”… e “Se eu fosse você (2)”… onde Tony fez humor e amor.
O cinema é uma arte que mexe com as emoções de muitas pessoas. Leva da alegria ao choro em poucos segundos. É o que aconteceu com “O Noviço Rebelde” onde Tony fez o papel de Filipe, que impressionou a todos.
Sua última participação foi na novela “O Sétimo Guardião”, das 21h, na TV Globo, de autoria de Aguinaldo Silva. De temperamento nervoso, maldoso, exigente, enérgico e mandão, ele passou também momentos difíceis de pânico. Quem assistiu à novela notou seu trabalho.
Ele é ótimo ator! E com Tony Ramos… são tantas emoções.
Seu casamento é estável no meio artístico, durando já 50 anos. E… tantos anos bem vividos. Parabéns à família exemplar!
Parabéns aos fãs de Tony. Parabéns ao ator que hoje, com quase 72 anos é ainda dinâmico, eficiente, profissional de qualidade. Parabéns!