A gastronomia indiana é conhecida pelo grande uso dos temperos e especiarias. Os indianos possuem uma culinária variada acrescida por diversas técnicas culinárias. No geral eles consomem muitas verduras, algumas carnes brancas e pouca carne vermelha (por causa da religião hindu que considera a vaca um animal sagrado). Até grandes redes de fast-food optam por sanduíches sem a inclusão de carne vermelha. Os pratos típicos são influenciados pela região da Índia onde é produzido e também sofre influências das cultura diversificada de sua população. Os indianos contam com vários itens exóticos e também pelo uso de especiarias. Eles são conhecidos por beber muitos chás e café. Eles não são proibidos de consumir bebidas alcoólicas, mas evitam fazê-lo no momento das refeições.
*Alimentos mais consumidos na Índia:
Masala (Junção de especiarias usadas em determinados pratos).
Chutneys (espécie de compota de frutas feita com temperos ou verduras).
Cúrcuma: Raita (Raita ou raitha é um molho indiano à base de iogurte. O iogurte pode ser temperado com coentros, cominhos, hortelã e pimenta-caiena, entre outras ervas)
Arroz: Atta (farinha de trigo)
Lentilha
Óleo de Amendoim/mostarda/coco/gergelim
Pimentas
*Comidas típicas indianas
Chaat de Mumbai
Essa comida típica da Índia é o mais consumido na cidade de Mumbai e come-se apenas com a mão. É uma massa frita misturada a outros ingredientes como pimenta, cebola, molhos, arroz, batatas e lentilhas.
Thali: Trata-se de uma refeição completa composta por diversos molhos e pratos servidos com arroz ou bolinhos de arroz e lentilhas.
Frango tandoori
Frango tradicional temperado com limão, temperos típicos da Índia, gengibre, cravo e iogurte. Ele tem esse nome graças ao tipo de forno onde é assado.
Samosas: Aperitivo indiano de forma triangular que é recheado com verduras ou carnes temperadas. Em grande parte da Índia é mais comum encontrá-la no formato vegetariano.
Dhal: Prato bastante consumido na Índia e consiste em uma espécie de caldo feito com várias leguminosas e temperos. Acompanha diversos pratos.
Curry de peixe: O curry é um tempero usado em quase todos os pratos indianos, mas também está disseminado na culinária mundial. Com ele é possível temperar carnes brancas, verduras e peixes.
Dhan sak: A receita desse prato leva carne, lentilhas e legumes. Ela costuma ser servida com arroz.
Tchai: É o chá indiano que é muito consumido durante todo o dia. Além da infusão eles costumam colocar um pouco de leite na mistura.
Roghan josh: Esse prato é feito com carne de cordeiro picada, azeite, cebola, manteiga e especiarias (como o curry).
Palgova: Doce feito com açúcar, manteiga, cardamomo e leite.
Bolinhos de leite em pó com pistache: Massa frita recheada de pistache e coberta com uma calda feita de cardamomo, açúcar e essência. Pullao: Espécie de arroz indiano.
Modak: Iguaria doce feita para consumo das pessoas e também para ser ofertada em homenagem a Ganesha.
Caril de frango: Frango temperado com diversas especiarias e com o pó de caril que é composto de pimenta, canela, gengibre, cominho, cardamomo, açafrão, coentro, noz-moscada, etc.
*Restaurantes indianos em São Paulo:
Madhu: O restaurante surgiu através da associação de amigos e parentes e atualmente é conhecido pelos deliciosos pratos da região sul da Índia por um preço acessível. O nome do estabelecimento significa néctar e tem muita relação com seu cardápio cheio de combos vegetarianos, carnes, acompanhamentos e outros pratos típicos. Conta com duas unidades na capital paulista.
Tandoor: Restaurante indiano que proporciona ao visitante os sabores da rica culinária da Índia. Seu nome diferente refere-se a um forno de barro que é muito usado no preparo dos pratos no país. O cardápio tem carnes diversas, pratos com arroz, verduras e outros ingredientes.