Se você gostaria de tornar suas atividades na cozinha um pouco mais rápidas e limpas, não pode deixar de conferir esta galeria que preparamos com as melhores dicas para otimizar os dotes culinários.
*Fatiar queijos moles e bolo
Cortar queijos ou bolos com uma faca pode gerar uma baita bagunça. Evite isso usando fio dental para fazer cortes rápidos e limpos.
*Açúcar seco e sem empedrar
Açúcar mascavo tende a formar caroços duros e nada apetitosos com o tempo. Se você não quer que isso acontece, simplesmente coloque um pedaço de pão ou uma fatia de maçã dentro do recipiente do açúcar.
*Descascar morangos com o canudo
Descascar morangos nunca foi tão fácil – apenas empurre um canudo do fundo para o topo, e com isso remova a haste e as folhas. As folhas que permanecerem podem ser removidas com as mãos.
*Tomates frescos por mais tempo
Para manter os tomates frescos, não descole os galhos. Ao invés disso, armazene-os (com os galhos, lembre-se) em um ambiente com temperatura adequada e o lado onde o tomate se conecta com o galho pra baixo. Isso porque essa parte da fruta é menos madura, mais firme e perfeita para suportar o peso.
*Tirar as sementes das romãs
Se você quer um suco fresco de romãs mas não quer fazer uma tremenda bagunça ao tirar as sementes da fruta, tente remover o ‘cone’ com uma faca e então fatie ao londo dos cumes. Agora as sementes podem ser removidas facilmente, sem machucar ou manchar seus dedos
*Tirar sorvete congelado do pote
Mergulhe a colher em água quente e seque-a na sequência. A colher aquecida deve amolecer o sorvete congelado, deixando-o mais fácil de ser retirado do pote e servido.
*Retirar a casca das batatas cozidas
Transfira as batatas fervidas a um recipiente gelado. Após poucos minutos, a pele da batata começará a cair em alguns pontos, permitindo que você possa tirar toda essa casca com mais facilidade.
*Bananas sempre frescas
Enrole as bananas em papel celofane para aumentar sua duração em situação de armazenamento; isto previne a emissão de etileno que é justamente o que acelera o processo de amadurecimento.
*Descascar alho com facilidade
Uma vez que você destacou os dentes da cabeça, pressione cada lado dos dentes com a lateral de uma faca, fazendo com a casca solte e te ajudando a descascar com mais facilidade.
*Ovo pochê ferfeito
Use um filtro de malha de metal para remover o excesso de clara de ovo antes de abaixá-lo suavemente em água salgada fervida para fazer o ovo poché perfeito.
*Amoleça a manteiga mais rápido
Se você não tem tempo para esperar que um pedaço de manteiga congelada descongele naturalmente, tente fatiá-lo em pequenos cubos e colocá-los próximos do fogão. Como alternativa, basta colocá-lo em um saco plástico e achatá-lo com um rolo.
*Remover cascas de ovos cozidos
Adicione uma colher de vinagre na água fervente. Isso ajuda a separar o conteúdo da casca enquanto o ovo é fervido.
*Evite que as bananas percam a cor
Previna que sua batata descascada ou picada fique amarronzada ou acinzentada, fazendo sua imersão em água fria. Isso faz com que pare a emissão do amido que gera esses efeito de oxidação.
*Suco extra em frutas cítricas
Extraia cada gota desses sabores deliciosos, primeiro refrigerando e, em seguida, levando a fruta ao micro-ondas por um período máximo de 20 segundos. Então, certifique-se de usar um par de pinças (você pode usar a mão, mas lembre-se, está quente) para espremer o suco.
*Não corte cebola chorando
Refrigere a cebola antes de cortá-la. Você pode ainda manter um pedaço de pão saindo da boca quando você corta o legume – o pão absorve o gás antes de atingir os olhos.
*Descascar gengibre
Não tem faca? Tudo bem – simplesmente raspe com uma colher. Tome cuidado pois você não quer raspar muito do conteúdo junto com a casca.
*Para não oxidar as maçãs
Para impedir que as fatias de maçã (ou qualquer fruta cortada) se enrugue em contato com o ar, esprema um pouco de suco de limão sobre os pedaços cortados. Você também pode tentar mergulhar as peças em uma solução de mel (duas colheres de sopa) e água (uma xícara) por 30 segundos. Qualquer um desses métodos retarda o processo de oxidação que causa o escurecimento.