Nesta primeira edição de 2019 inicio a coluna com a reprodução de um simpático bilhete que recebi junto a um cartão de natal da senhora Marisa Cestari, tecendo elogios a esta coluna, o que me deixou muito emocionado.
Porém, o que mais me chamou a atenção, foi o fato de ela não ter se esquecido de um aluno seu, meu filho, Jean Pierre de Alencar, hoje Dr. Jean, médico geriatra.
Atualmente Jean é um conceituado profissional, recém-empossado Presidente da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) do estado de São Paulo, onde mais de 420 colaboradores da área da Saúde trabalham voluntariamente em diversas regiões do Estado buscando atingir um só objetivo: ajudar as famílias e aprofundar os estudos científicos para cura da doença que não atinge só a vítima, mas tem reflexos profundos no cotidiano das famílias que muitas vezes tem que mudar sua rotina de vida em todos os sentidos.
Para fechar o assunto, ressalto que fiquei muito feliz de saber que o tempo passou e dona Marisa, em seu bilhete, voltou um pouco no tempo e citou o seu aluno Jean Pierre de Alencar, de quem especialmente pela sua dedicação nos estudos. Jean tem falado sempre para mim que um dia vai administrar sua atarefada agenda e visitar a escola que foi sua base: o Sesi Monte Alto, e rever um pouco sua infância e seus antigos mestres.
Sua visita seria até um incentivo para muitas crianças que lá hoje estudam; o SESI é um gerador de talentos, não só ele Dr. Jean, mas outros profissionais de diversas áreas ali se destacaram nos estudos e hoje são destaque onde atuam.
À Flor da Pele
De quem será esta mão. Será que é de um político ou política? Será que vai disputar as próximas Eleições Municipais? Será que vai apoiar algum candidato. Será que vai entrar na política? Será que o dono ou dona desta mão já foi político ou política? Ai termino com um pouco da letra do poeta Chico Buarque de Holanda:”O que será que será, que será, que andam sussurrando pelas alcovas, que andam sussurrando em versos e prosas, que andam falando alto pelos botecos…..”
Pronto Socorro Municipal: Uma questão de Justiça
Não estou defendendo o Pronto Socorro, apenas registrando dados. Em um determinado dia desta semana, não havia nenhum paciente para ser atendido. Houve semanas que pessoas esperaram mais de duas horas na fila. Porém, eu presenciei uma cena que me chamou atenção: estive lá e encontrei com um amigo que estava acompanhado do seu filho, um jovem, e perguntei o que ele tinha. Ele me respondeu que o rapaz estava um pouco gripado. Ou seja, com todo respeito pela dor dele, mas tinham pessoas com doenças mais urgentes, esperando que ele fosse atendido. Então, não é sempre, porém, existem doenças que poderiam ser tratadas por um clínico em posto de Saúde. Agora, há funcionários, especialmente no atendimento ao público que precisam passar por uma triagem rigorosa. Infelizmente, nem todos, principalmente no setor de atendimento, estão preparados para trabalhar com dor, ansiedade, e com o emocional, e isso cabe, agora, à Santa Casa, que tem competência de sobra para resolver este problema, que afeta a administração municipal indiretamente. Porque tudo que ocorre lá, principalmente do lado que não é bom, alguns munícipes creditam injustamente à Secretaria da Saúde e à Administração Municipal de maneira injusta e negativa. Vale ressaltar ainda, que tudo de tudo bom que lá acontece, dificilmente é lembrado por alguns pacientes.
Pode ser tudo igual
Segundo alguns políticos locais, se a ex-prefeita Silvia Meira não for candidata, haverá vários candidatos. Aí, salve-se quem puder. Eu acho que se o prefeito, que tem a máquina na mão, aproximar-se das pessoas que entendem de política, tem mais dois anos de mandato poderá ter grandes chances. O difícil é fazer ele ouvir. No que pese seus conhecimentos, ele ouve muitos, porém, concorda com poucos. João Paulo é um governante honesto, porém, para ganhar eleição não basta só ser honesto no Brasil Pátria Amada Idolatrada, cheia de Palhaçada.
Tira Prova
A violência que vem ocorrendo no estado do Ceará, nada mais é do que o crime organizado colocando à prova o novo governo de Brasília. Mouro e o Governo Federal mostram que são fortes ou não? Está aí um desafio para o super ministro Mouro, que pediu ajuda aos principais governadores do Nordeste e mesmo assim a violação continua: mais de 200 ataques. Para Mouro, agora é ser ou ser.
Recordar é Viver
A foto, do final dos anos 80, registra momento em que este colunista, na época repórter da Rádio Cultura de Monte Alto para o programa A Hora da Notícia, entrevistava o então prefeito de Taiaçú, Ivo Barçanelli (in memorian), que também foi gerente do Banespa em Monte Alto.