A evolução é um processo, principalmente, interno. Estamos todos evoluindo, de alguma forma, todos os dias. Uns mais, uns menos. Alguns mais rápido, outros mais lentamente. Algumas lições aprendemos de primeira enquanto outras vemos se repetir ciclicamente em nosso caminho. Enquanto não aprendermos o que está ali para nos ensinar, vai voltar.
Muitas vezes o processo de evoluir se dá através da dor. Todo crescimento, toda fase nova, toda mudança, exige uma adaptação. É como tentar usar uma peça rígida em um molde novo e diferente: até podemos tentar ou forçar para que entre, mas, se não amolecermos novamente o material, se não moldarmos novamente para a forma que queremos que caiba, não vai.
E nem sempre aceitamos está mudança, está nova forma de ser ou existir. Permanecemos rigidamente agarrados ao perfil antigo. Porque, de toda forma, evoluir dói. E evitamos a todo custo o sofrimento, qualquer que seja ele. Mesmo os sofrimentos necessários, as pequenas perdas diárias e necessárias.
Somos mutantes neste mundo, estamos de passagem e em evolução, em busca de aprimoramento, de um crescimento que nos leve, todos, há um lugar melhor, há algo que faça mais sentido, em que as diferenças não gritem desta forma, em que as desigualdades bizarras, em todos os sentidos, não batam em nossas caras enquanto continuamos a não fazer nada.
Para crescer é preciso ser. Para ser é preciso sentir. E sentir envolve aceitar tudo o que nos cerca, o que nos parece bom, o que vem como alegria, felicidade e conquistas e o que vem, também, como tristeza, frustração ou medo. Porque tudo é um pacote. E é deste pacote de emoções e sentimentos que somos feitos. Entrar em contato com tudo isto, aceitar e buscar o equilíbrio interno para ter paz externa é o nosso desafio constante.
E vamos, até nossos últimos dias por aqui, continuar enfrentando as barreiras que se erguerem em nosso caminho, elas sempre existirão. A diferença em evoluir está justamente na forma como vamos aprendendo a lidar com isto ao longo da vida, ao longo do processo.
Portanto, encerrando este ciclo, em absoluta gratidão por compartilhar mais um período neste espaço com todos vocês, desejo a todos evolução e boas energias na transição de mais um ano!