Do Efó ao Chumbiado dez pratos exóticos do brasil

Facebook
WhatsApp

Que nós somos criativo, ninguém duvida, mas, na culinária, a criatividade surpreende! Com a cozinha bastante influenciada por ingredientes e temperos africanos, os pratos ganham destaque pela fartura de cores, sabores e ousadia. A culinária exótica principalmente da Bahia elabora também pratos de grande requinte e surpreende até o paladar mais apurado com seu cardápio criativo e com a mistura de ingredientes, que podem agradar, ou causar repulsa em um primeiro momento.
Confira dez pratos com grande representação na Bahia e que vão te deixar com água na boca ou não.

picadinhoPicadinho de palma: comum nos municípios da Chapada Diamantina, o picadinho de palma (espécie de cacto típico da caatinga e do cerrado), com seu gosto cítrico e picante, logo caiu nas graças dos turistas que visitam a região, além de muito saboroso, o prato é rico em fibras e cálcio, o que mantem as funções do organismo equilibradas.

.

.

Chumbiado: o prato foi inventado pelas marisqueiras da ilha de itaparica, é uma mistura de chumbinho (marisco tipico da Bahia) com o quiabo e leva ainda tomate, cebola, pimenta e coentro.

coxinhaCoxinha de jaca: esse é o salgadinho preferido entre os moradores e turistas que visitam o Vale do Capão, na Chapada Diamantina, o salgadinho mais querido da região e uma receita típica já que é fácil encontrar uma jaqueira na Chapada . A receita é feita com jaca verde temperada, mas não tem gosto, cheiro ou aspecto de jaca.

.

.

Godó: a culinária típica da chapada segue os traços históricos da região, mesclando influências de escravos e garimpeiros que vieram de Minas Gerais. Um prato feito com ensopado de carne e banana verde.

Mininico de carneiro: cozido de visceras do caneiro é uma versão baiana da buchada de bode, popular no sertão nordestino.

Efó: pode ser feito com a folha língua de vaca ou folha de mostarda, camarão seco e especiarias, a comida é dada em oferenda aos Orichás e faz parte da maioria dos rituais do Candomblé.

feijoadaFeijoada de frutos do mar: A feijoada tradicional não é a única que caiu no gosto dos baianos. Originária de Santa Catarina a feijoada de frutos do mar é preparada com feijão branco e leva peixe, camarão, lula, polvo e o melhor, tem menos calorias do que a tradicional.

.

.

Sarrabulho: é um prato da cozinha típica portuguesa, mas muito comum na Bahia, a iguaria é preparada com um refogado de míudos do porco, cabrito ou de boi, ligado com sangue e geralmente temperado com cominho.

Pinaúna assada: a iguaria é muito comum entre os frequentadores das praias da Bahia, uma espécie de ouriço do mar é importante saber diferenciar os machos das fêmeas, pois as fêmeas são maiores e possui os ovos dentro da casca e são eles que dão gosto ao prato. Basta colocar as pinaúnas na brasa e deixar assar, não precisa de sal.

mamao

Mamão verde: uma sobremesa que remete a lembrança da casa da avó, cortar o mamão em fatias finas e enrolar em forma de espirais ralar coco e adicionar outros segredinhos que fazem deste um dos mais saborosos doces da culinária baiana.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no