Diversos países estão, assim como o Brasil, celebrando a Páscoa nessa época do ano. São diferentes os significados míticos e religiosos que envolvem a data em cada nação e com eles, também variam as tradições e restrições para a comemoração. Por ser uma data ligada à ideia de renovação da natureza e de vida nova, a celebração da Páscoa é fundamentada na comida, reza a lenda que, originalmente, egípcios, gregos e romanos tinham a Páscoa como a festa de passagem do inverno para a primavera que trazia com ela o bom tempo, a abundância das colheitas e a fartura à mesa. Já para os judeus o Pessach, que significa passagem, simboliza a fuga do Egito em busca da terra prometida, em busca da liberdade. Com o surgimento do cristianismo, algumas nações acabaram incorporando elementos tanto da tradição pré-cristã, quanto do judaísmo. “A ideia da passagem continua, só que desta
vez associada a Cristo que vai de humano à divindade”.
Tradições à mesa
Originalmente, come-se peixe durante a semana que antecede a Páscoa em sinal de sacrifício. Já no domingo, é mais comum o consumo de carne de porco. Mais recentemente, em países como Brasil e Portugal, começou-se a comer peixe também no domingo. O consumo de bacalhau é uma atualização. O uso do peixe se tornou muito comum por seu sabor marcante. Com um pedaço pequeno é possível fazer uma refeição farta usando outros produtos mais baratos, como batata, couve, cenoura. Entre os europeus, árabes e judeus, há o costume de comer cordeiro no domingo de Páscoa. Esse hábito é carregado de referências cristãs. O cordeiro simboliza o próprio Cristo e também os sacrifícios que eram feitos com o animal. O ovo de Páscoa, presente nas comemorações em diversos países, remete à fartura e à prosperidade, à vida que se renova. Desde o século 18 na França, há uma tradição de limpar o conteúdo dos ovos de galinha e recheá-los com chocolate. O coelho, que também remete à fertilidade, acabou virando símbolo de abundância na Páscoa.
Vamos aprender?
Para comemorar a Páscoa faremos uma deliciosa perna de cordeiro.
Ingredientes:
* 1 cebola.
* 1 cabeça de alho.
* 1 colher (sopa) de sal.
* 1 pernil de cordeiro com osso com cerca de 3kg.
* 1 xícara (chá) de azeite de oliva.
* 2 xícaras (chá) de vinho tinto (de preferência Cabernet).
* 1/2 xícara (chá) de folhinhas de alecrim.
Preparo:
Passe pelo processador a cebola, o alho e o sal até obter uma pasta. Faça pequenos talhos em toda a carne e introduza porções da pasta, como se estivesse recheando. Em uma assadeira grande, coloque o azeite e leve ao fogo, até aquecer. Junte o pernil e doure de todos os lados. Acrescente o vinho e distribua o alecrim por cima da carne, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno alto, pré aquecido, por cerca de 1 hora. Durante o cozimento, vire várias vezes o pernil, regando com o vinho. Se preferir, depois de assado, reserve o pernil e faça um molho acrescentando um pouco de água na assadeira e levando-a ao fogo para aproveitar bem o fundo de cozimento, raspando com uma colher até o líquido ferver. Coe e, se necessário, leve ao fogo médio para reduzir. Acompanhe com legumes grelhados e batatas coradas e o molho em uma molheira à parte. Bom apetite.
Feliz Páscoa e muita paz a todos!