Recentemente vencedor do pleito para a presidência da Câmara de Monte Alto nos próximos dois anos, Baltazar Garcia comandará o Legislativo local pela segunda vez. Ele irá suceder a Júlio Zacarin Neto.
Em 2016, Baltazar obteve 1.080 votos dos montealtenses, ficando em primeiro lugar na eleição. Nesta edição, O Imparcial conversou com o vereador/presidente que falou sobre a disputa no Legislativo, suas propostas e ligação junto ao Executivo. Confira.
Jornal O Imparcial: Como foram as conversas, entre os pares, para que você saísse candidato a Presidente? Já era um desejo seu desde o início do mandato?
Baltazar Garcia: A Câmara é o espaço mais democrático, pois, reúne vereadores dos mais diversos seguimentos da sociedade como legítimos representantes da população. Ao longo do ano de 2018 alguns vereadores nos procuraram manifestando apoio e isso foi determinante para que colocasse meu nome a disposição dos demais vereadores, e tivemos vários diálogos no sentido de respeitar primeiramente a opinião de todos os vereadores. Não tenho dúvidas de que todos que pleiteavam a presidência tinham o desejo de fazer o melhor pela Câmara, assim como nós.
Jornal O Imparcial: Como pretende ser a ligação com o Executivo nos próximos dois anos?
Baltazar Garcia: É preciso respeitar a decisão da população, e desta forma, manter um diálogo harmonioso com os poderes constituídos no executivo. O diálogo é a chave para o desenvolvimento de nossa cidade, devemos garantir que Monte Alto tenha uma política responsável colocando a população sempre em primeiro lugar. Esse também é o pensamento da mesa diretora da Câmara para os próximos dois anos. Deveremos continuar defendendo nossos funcionários públicos, como também fazer sugestões de melhoria no campo de geração de emprego em nossa cidade.
Jornal O Imparcial: Você já foi presidente uma outra vez. Pretende mudar/acrescentar algo em relação à vez anterior?
Baltazar Garcia: A decisão sempre será compartilhada com todos os vereadores. Nossa gestão será democrática, e respeitosa. Daremos continuidade a reuniões periódicas, pois, saber ouvir é algo que pretendo continuar fazendo no próximo biênio. A mesa diretora terá papel fundamental nesse processo, pois, não somos donos da verdade, e ter uma postura aberta ao diálogo contribuirá para termos uma política local mais harmoniosa.
Jornal O Imparcial: Quais serão seus primeiros atos como presidente?
Baltazar Garcia: Conversar com a mesa diretora e os funcionários da Câmara será nosso primeiro passo para fazermos planejamento de gestão, tanto administrativa quanto política. Procurar atender, dentro do possível, os anseios dos nossos funcionários, bem como dos demais vereadores.
Jornal O Imparcial: Já conversou com o vereador Zacarin, que está deixando o cargo de presidente? Qual a situação atual do Legislativo montealtense?
Baltazar Garcia: Sim. Temos um ótimo diálogo e pensamos na mesma linha da honestidade, transparência, respeitando a todos. Agradeço imensamente o atual presidente Julio Zacarin porque sempre foi bastante solícito e procurou trazer respeitabilidade para a Câmara Municipal. A situação atual do Legislativo esta dentro da normalidade, e neste sentido, parabenizo a todos os funcionários e vereadores que durante esses dois anos contribuíram para o bom andamento do legislativo.
Jornal O Imparcial: Por fim, uma mensagem de final de ano para os leitores do jornal.
Baltazar Garcia: O jornal Imparcial é um dos principais veículos de comunicação de nossa cidade, e neste sentido, desejo a todos os seus leitores um Natal abençoado por Deus, que o menino Jesus traga verdadeiramente a todas as famílias paz, amor, prosperidade e respeito. Que o Natal seja o momento de refletir sobre nossas ações, e que não tenhamos medo de mudar para melhor. Que 2019 seja para todos nós um ano de bênçãos. Forte abraço a todos.