PAÍS DO FUTURO
Além de um título de livro, o Brasil no conceito dos nacionalistas é o país do futuro. Uma emissora de TV fez uma campanha sobre isso, na qual os telespectadores enviaram vídeos expondo suas ideias sobre o que desejavam para o país. As propostas foram as mais simplistas possíveis, como colocação de postes nas suas cidades, escolas públicas para todos, criação de empregos e menos impostos. Coisas de promessas eleitorais dos políticos brasileiros, que repetem à exaustão as prioridades de sempre: “educassão, çaúde e caza própria”. Nas últimas eleições entrou no grupo a “çeguranssa pública”. Uma autêntica reinvindicação bairrista.
Uma Câmara Municipal de Monte Alto há algum tempo se notabilizou pelos projetos apresentados pelos seus membros, que davam prioridade para braços de luz nos postes, troca de hidrômetros para diminuir as contas de água, cancela nas entradas da cidade para identificação de quem entrava na cidade e outras coisitas do gênero.
Outras coisas viciada que acontece com nossos brasílicos é a velha comparação com os EUA. Ora, o país do norte tem outra origem de pioneiros, outra mentalidade e outra formação cultural, não pode ser comparado ao Brasil a não ser pelo mesmo tempo de idade geográfica, lá é América e aqui também. Outra idiotice nacional é a tese que afirma que se o Brasil tivesse sido colonizado por outros países, que não Portugal, seria mais evoluído. Tanto os holandeses, franceses como ingleses, se tivessem colonizado o Brasil agiriam como Portugal, explorando nossas riquezas e nossos nativos. Se o Brasil é o que é, a culpa é nacional!
CARBONO
A especialidade do sommelier é o vinho. No Brasil, cuja bebida nacional é a cachaça, foi inventado o cachacier. Outra qualidade típica: a imitação!
MADE IN BRAZIL
Muita gente tupiniquim afirma que as montadoras de automóveis do país são nacionais, porque as instalações estão aqui. Todas são multinacionais e enviam os lucros para suas matrizes na Europa, Ásia e EUA.
O Brasil teve apenas uma montadora genuinamente nacional. Foi a Gurgel, cuja montadora era em Rio Claro. Também em Jaboticabal teve uma empresa familiar que montava carros, a Joagar, cujo dono era o Sr. Joaquim Garcia. Montou dois carros durante sua existência.
MISTÉRIO
Velório Municipal de Monte Alto. Numa manhã de segunda-feira, a família e amigos de um falecido faziam a vigília numa das salas quando apareceu uma senhora com a Bíblia na mão, desfiando um terço nos dedos, entoando uma ladainha típica dos chamados terços católicos. Quase cinco minutos depois, ela percebeu que ninguém a acompanhava, fez uma pausa e foi alertada por um dos presentes que todos eram evangélicos, até o falecido.
GALOPE
Em novembro de 1984, a inflação brasileira foi de 84%. Nos meses anteriores a taxa também foi alta, sempre mais de 50%. Os carros, mudavam a tabela de preços nas concessionárias diariamente, até as 16 horas do dia o preço era um, depois subiam entre três e cinco por cento.
VICE REI
Em 1956 o candidato a vice-presidente na chapa de Juscelino teve 500 mil votos a mais do que ele. Foi João Belchior Goulart. Em 1959, quando Jânio Quadros foi candidato a presidente, o vice dele teve um milhão de votos a mais do que ele, foi o mesmo Jango, mas dessa vez, vice de Lott.
Em Monte Alto, na eleição municipal que elegeu Fioravante José Canalli prefeito, seu vice, Antônio Alário Pires (Toninho) teve 20% a mais de votos. O titular e o vice recebiam votos separados, a mudança aconteceu apenas em 1964.
OBRA PRIMA
Em 1968 li “A Cabana do Pai Tomás”. Em novembro de 2018 reli o livro na íntegra. A autora norte-americana fez história, ou melhor, mudou-a do seu país com a história da escravidão dos EUA. Harriet Beecher Stowe narra com detalhes o que acontecia na sua terra, que nunca aconteceu no Brasil, o sequestro de ex-escravos para vendê-los novamente como cativos. Recebeu um elogio de Lincoln.
Um livro semelhante foi escrito tempos depois pelo próprio escravo liberto, reescravizado, Solomon Northup. Ele foi o autor biográfico. As suas obras são de forte conteúdo humanístico, cuja leitura envergonha a espécie humana.
TROCADO
Passou a onda das moedas virtuais. Os que ganharam dinheiro com as transações estão calados. Muitos tomaram prejuízo grande.
FRAUDE
Um Prefeito de uma cidade do interior de Pernambuco foi denunciado pelo Ministério Público, acusado de desvio de verbas da prefeitura. Nome dele: Lula Cabral.
CROSTA
Em São Paulo, um faxineiro de um bar lavava a calçada encardida. Na mão direita portava uma escova de piaçava, na outra garrafa que não era de detergente. Era de um refrigerante, que ao ser despejado, deixava o ladrilho brilhando, corroía tudo!