Manicotti – Essa massa rígida e em formato de tubo é uma versão americana do canelone italiano, e é usualmente cozida com recheio de ricota ou espinafre.
Casarecce – Essa é uma massa em formato de tubo da Sicília, Itália. Ela caí bem com molho Alfredo ou de tomate. Casarecce também é ótimo para cozinhar, já que a sua forma segura a umidade e os sabores do prato.
Caneloni – Outra massa cilíndrica, o canelone é servido com recheio e molho. Tradicionalmente, o recheio contém ricota, carne moída ou espinafre, e o molho é usualmente bechamel ou de tomate.
Mafaldine – Com bordas curvas, o mafaldine é cumprido e tem espessura média. É frequentemente combinado com molho de tomate e vegetais.
Agnelotti – Essa massa, oriunda da região italiana de Piemonte, é um tipo de ravióli em que a massa achatada é preenchida com carne e legumes. O agnolotti é frequentemente servido com molho de carne ou com manteiga derretia.
Tagliatelle – Com origens nas regiões italianas de Emília-Romanha e Marcas, essa massa é feita com farinha e ovos frescos, e possui um formato plano e cumprido. Tagliatelle combina extremamente bem com molhos de carne, como o bolonhesa.
Liguine – Oriundo de Gênova e da região italiana de Ligúria, o linguine literalmente significa “pequenas línguas”. Essa massa é como o espaguete, alongada e plana. Combina com molhos à base de óleos e ervas e, além disso, caí bem com frutos do mar.
Stellette – Essa pequena massa em formato de estrela é usualmente servida como sopa, caldos e saladas de massas. Stellitine é a versão menor dessa massa e stelloni é a versão maior.
Rotelli – Também chamadas de “rodas de carroças” essa pasta geralmente é utilizada para decorar saladas ou é servida como sopa.
Cavatappi – A palavra cavatappi em italiano significa “saca-rolha”, e é exatamente esse o formato dessa massa, também chamada de tortiglioni. Esse tipo de macarrão feito sem ovos, possui suas origens no sul da Itália. É geralmente combinado com molhos à base de tomates e com vários tipos de queijos.
Tortelline – Uma massa em formato de anel (às vezes chamada de umbigo), tortellini foi feita primeiramente na região italiana de Emília-Romanha. Usualmente servido com carne ou frango moído e em caldos, a forma do tortellini supostamente é inspirada no umbigo da deusa Vênus.
Trofie – Essa massa curta, fina e retorcida possui suas origens no norte da Itália. Trofie é feito usualmente com farinha de trigo (embora algumas versões genovesas utilizem farinha de castanha) e é frequentemente servido com molho pesto.
Caramelle – Popular nas cidades italianas de Parma e Placência, essa massa pode ser servida com uma variedade de recheios. Além disso, ela pode ser moldada com o formato de tubo ou de cilindro com as pontas retorcidas, e caí bem com um molho leve à base de tomate.
Ballerine – Uma massa deliciosa, a ballerine possui a forma de um cone com o topo enrolado. Originalmente feita em Florença, Itália, sua forma lembra uma flor de lírio, que é o símbolo da cidade. Essa massa caí bem com molhos grossos e pode ser combinada com saladas ou ser servida como sopa.
Fregula – Oriunda da Sardenha, Itália, essa massa é tipicamente feita rolando farinha de sêmola em várias formas e tamanho. Possui um sabor de noz e é usualmente utilizada em cozidos, sopas e saladas. Um dos pratos prediletos dos italianos é fregula servida com molho de tomate e amêijoas.
Macarrão – Feita com trigo (e usualmente sem ovos), essa variedade de massa é popular no mundo todo – especialmente em sua versão americanizada – macarrão com queijo. Essa massa é um pouco diferente da versão italiana, sendo ligeiramente curvada no meio e às vezes é chamada de macarrão de cotovelo.
Trottole – Em formato encaracolado, trottole é usualmente servido com um molho espesso, já que graças à sua forma o molho facilmente se prende aos seus cachos.