Em pesquisa inédita lançada em agosto deste ano, pela Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha, Monte Alto foi tida como cidade eficiente, em ranking que leva em consideração as prefeituras que entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros. O Ranking de Eficiência dos Municípios considera indicadores de saúde, educação e saneamento, para calcular a eficiência da gestão.
Foram analisados 5.281 municípios brasileiros, aproximadamente 95% do total. O resultado da pesquisa mostrou que apenas 24% das cidades brasileiras são eficientes, atingindo nota superior a 0,50 de uma escala entre 0 e 1.
Monte Alto conquistou nota 0,511 e o 1.020º lugar no cenário nacional, o que classifica o município como “eficiente” no ranking. Mesmo com receita inferior à média das cidades, serviços de educação e saneamento tiveram notas superiores às levantadas no cenário. A nota colocou Monte Alto à frente de cidades vizinhas: Jaboticabal e Taquaritinga ficaram, respectivamente, com as notas 0,506 e 0,465.
A primeira posição ficou com a mineira Cachoeira da Prata, seguida de Lobato (PR) e Bom Jesus do Norte (ES). Já em São Paulo, o primeiro lugar foi de Águas de São Pedro (4º no geral), seguido por Fernandópolis (9º) e Itapuí (10º).