Trabalhador da área da saúde local por mais de 20 anos, passando por várias funções, como escriturário, diretor e Secretário municipal, José Benevides Valente Silva, falecido aos 60 anos em julho de 2015, foi imortalizado pela atual administração, que deu seu nome ao prédio público municipal localizado na Avenida Comendador Castro Ribeiro, nº. 50 – Centro. O local abriga as Farmácias de Atenção Básica e de Alto Custo, o departamento de Transporte da Área da Saúde e a Clínica de Fisioterapia.
A solenidade aconteceu na manhã de sábado, 29 de setembro, com a presença de familiares do homenageado, membros do Executivo, como o prefeito João Paulo, o vice Bicudo e a Secretária de Saúde, Sueli Melo, do Legislativo, amigos e pessoas que trabalharam com Benevides ao longo dos anos.
A indicação da homenagem partiu do Executivo Municipal e foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal em Sessão Ordinária no dia 4 de junho, tornando-se a Lei nº 3.400, de 8 de junho de 2018. Inicialmente, a intenção do Governo era colocar o nome no prédio que atualmente abriga a Secretaria de Saúde, porém, por não ser de propriedade do município, houve a mudança; este prédio também já chegou a abrigar a Secretaria em gestões passadas.
Convidados a usarem a palavra, João Piculo, Bicudo, Sueli e o vereador João Paulo, abordaram a relação que tiveram com Benevides, destacando sua simplicidade, honestidade e profissionalismo, palavras corroboradas por Alessandra Marcon, funcionária da Secretaria de Saúde, e do ex-vereador Carlos Alberto de Alencar, que junto com Bicudo, teve a ideia de propor a homenagem.
“Meu pai sempre foi uma pessoa ligada à área da saúde, desde os tempos que trabalhava em São Paulo. Concursado pelo Estado, veio para Monte Alto em 1991 para trabalhar junto ao SUS no município e por aqui ficou e, com seu jeito simples e extremamente profissional, colecionou amigos por essas mais de duas décadas na cidade. Agradeço ao Executivo pela homenagem e à Câmara pela aprovação, ao Bicudo e ao Alencar, pela ideia do projeto, ao saudoso ex-prefeito Gilberto Morgado e ao ex-prefeito Dr. Maurício Piovezan, que foram os primeiros a reconhecer a capacidade técnica do meu pai, dando-lhe um cargo no Governo, e a toda equipe da Secretaria da Saúde, que sempre esteve junto com ele”, destacou o seu filho, o jornalista d’O Imparcial, Thiago Oliva, falando em nome da família na ocasião.