Palestra sobre violência reúne Educação, Saúde e Assistência Social

Como diagnosticar sinais de violência em crianças foi um dos temas abordados

Na quarta-feira, 19, o Cine Teatro Municipal recebeu a palestra “Reconhecer os sinais de violência contra crianças e adolescentes: uma forma de prevenção”, ministrada pelo doutor em Fisiologia, Marco Aurélio Guimarães, acompanhando pelo mestre em Medicina Legal, Fausto Gobbo. O evento foi organizado pelo Conselho Tutelar Municipal em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
Marcaram presença os conselheiros tutelares Aparecida de Lourdes Flávio Fatore, Aparecida Izilda Vivan Moreira, José Gilmar Gonçalves Leite, Márcia Cristina Soares de Almeida De Lucca e Murillo Carlos Rodrigues, os colaboradores da Saúde, a diretora de Saúde, Bibiana Maria Chamacheli da Silva; a secretária de Assistência Social, Silvânia Meira Geradi; a diretora de Assistência Social, Sônia Lampa; Cabo Célio Rebechi, da Polícia Militar; vereador João Augusto Picolo; docentes das creches e escolas municipais e a secretária de Educação, Sueli Hypólito Amantéa.
Na ocasião, foi apresentado para os presentes o Estatuto da Criança e do Adolescente e formas de diagnosticar os sinais de violência. Para o palestrante Marco Aurélio, está mais do que na hora de todos se sensibilizarem com a atual situação do país. “Dentre os dez países no mundo com maior taxa de homicídios de crianças e adolescentes, o Brasil ocupa do segundo lugar, só perde para a Nigéria”. “No Brasil, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) existe desde 1950 e apoia todas as causas a favor da infância e adolescência. Além disso, atua na inclusão em políticas públicas que as protejam de violências e abusos”, completou.
O Ministério dos Direito Humanos disponibiliza o “Disque 100” para denúncias de qualquer forma de violência. Nos casos de violência contra crianças e adolescentes, as denúncias são encaminhadas para o Conselho Tutelar. O “Disque 100” funciona 24 horas e mantém o sigilo de identificação e também recebe denúncias anônimas.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no