A culinária mexicana tem uma base milenar precolombiana, com evidências da cultura seletiva de plantas de milho cerca de 8 000 a.C., com uma forte influência colonial e das transformações que ocorreram no mundo nos séculos XIX e XX. Esta culinária, que ainda é a base da culinária moderna do México, tem como ingredientes principais, o milho, o feijão e as pimentas, além de outros produtos indígenas, como o tomate, a abobóra, abacate, cacau e a baunilha. De acordo com algumas pesquisas, a mistura de feijões com milho origina um composto de aminoácidos que é bom para a dieta. Mais tarde, os conquistadores adicionaram arroz, carne bovina e vinho, entre outros produtos. Muitas coisas foram levadas para o México pelos conquistadores espanhóis, tais como: cavalo, porco, gado bovino, galinha e cabras e outros animais, oregáno, salsa, canela, pimenta e outras especiarias e ainda vários vegetais e frutos. Muito da culinária mexicana atual tem origem em várias misturas de tradições, ingredientes e criatividade. A maior parte tem base nativa americana, com misturas indígenas e um toque espanhol. Por exemplo, a curuvina é uma tortilla com base em milho e queijo e com carne de vaca, galinha ou porco. A parte indígena disto e de muitas outros pratos tradicionais é o chilli ou seja as pimentas e pimentões. Os alimentos indígenas do México pré-colombiano incluem chocolate, milho, tomate e baunilha. A alimentação varia com a região, dependendo da população indígena original e das influências dos espanhóis e de outros povos a que essas regiões foram expostas. A culinária mexicana combinou-se com a culinária do sudoeste dos Estados Unidos, formando a culinária tex-mex. Para além das tortillas e tamales que fazem parte da comida de todos os dias, há alguns pratos típicos que foram considerados os mais populares no México, de acordo com um inquérito realizado por uma instituição especializada. A iguaria que está em primeiro lugar é o mole, em particular o mole poblano que já foi provado pelo menos uma vez por 99% dos mexicanos; este molho, geralmente confeccionado com vários tipos de pimentas e chocolate, é tradicionalmente comido em festas de aniversário e casamento, muitas vezes acompanhando guajolote (peru). Entre outros pratos populares encontram-se duas especialidades da região norte do México, a machaca, carne seca que pode preparar-se de muitas formas, e o chilorio, carne de porco desfiada, condimentada com pimentas e outros condimentos. A machaca, também conhecida como machacada con huevo consome-se principalmente ao pequeno-almoço, desfiada e misturada com ovos mexidos e tortillas de farinha de trigo.
Vamos aprender?
Ingredientes:
Receita de tortillas mexicanas
* 200g de farinha de milho ou de trigo.
* 40g de manteiga.
* 125ml de água.
* ½ colher de fermento.
* Sal e açúcar quanto baste.
Preparo:
Pra começar a preparar essas deliciosas tortillas mexicanas, coloque a farinha em uma vasilha e misture com o fermento, o sal e o açúcar. Mexa até ficar tudo bem misturado. Depois corte a manteiga em cubinhos pequenos e misture-a com a farinha até formar bolinhas pequenas. Acrescente a água e trabalhe a massa até ela ficar bem homogênea. Tampe com um pano e deixe descansar por duas horas mais ou menos. Amasse de novo e divida a massa em dez porções iguais. Polvilhe uma mesa com farinha e com a ajuda de um rolo de macarrão, estique cada bolinha até ela virar um círculo de mais ou menos 15 cm. Agora é só dourar as tortillas mexicanas em uma frigideira, deixando um ou dois minutos de cada lado. Depois é só usar como você preferir.
As tortillas mexicanas ficam deliciosas quando são recheadas com carne moída, verduras, legumes, frango, feijão, molhos, etc. Dê asas à sua imaginação e recheie suas tortillas com os seus ingredientes preferidos.