A agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontou, em agosto, que houve redução significativa no tempo de espera para análise de pedidos de registro de medicamentos no Brasil. Até março de 2017, a inscrição de um novo produto farmacêutico levava, em média, 270 dias para ser avaliada. Agora, são 70 dias, aproximadamente. Na categoria dos remédios prioritários ou para doenças raras, o grupo de genéricos e similares teve o tempo de apreciação atenuado de 191 para 156 dias.
“O farmacêutico é de fundamental importância na orientação do uso correto de medicamentos e na adesão do paciente ao tratamento”, destaca Fernanda Magro, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Jaboticabal.
Para contribuir com o setor, a unidade preparou o curso Noções sobre Medicamentos para Atendimento em Farmácias, que inicia em 6 de outubro. As aulas oferecerão noções básicas de atendimento em farmácia e drogaria, englobando conceitos gerais sobre remédios e encaminhamento farmacêutico de forma ágil e correta, com ética e responsabilidade.
O curso já está com as inscrições abertas no Portal Senac (www.sp.senac/jaboticabal) e pessoalmente na unidade. Para se inscrever, é preciso ter idade mínima de 17 anos e, ao menos, estar cursando o ensino médio.