A vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil (poliomielite) foi prorrogada até 14 de setembro no Estado de São Paulo, que pretende alcançar cerca de 350 mil crianças ainda não vacinadas contra ambas as doenças. O objetivo é atingir a meta de vacinar 95% do público infantil, com idade entre um ano e menores de cinco anos. Em SP, há 2,2 milhões de crianças nessa faixa-etária, e mais de 1,8 milhão delas já foi imunizada contra ambas as doenças durante a campanha.
A Secretaria de Estado da Saúde convoca os pais e responsáveis para levarem as crianças aos postos até a próxima semana. As doses de vacinas contra ambas as doenças seguem disponíveis nos postos. A prorrogação segue a recomendação do Ministério da Saúde.
O Estado já aplicou mais de 3,7 milhões de doses de vacinas contra ambas as doenças, garantindo a imunização de 1.862.819 crianças contra pólio e 1.843.885 contra sarampo, conforme aponta o balanço feito pela pasta, com base nos dados informados pelos municípios. Para atingir o total do público-alvo, ainda é preciso aplicar cerca de 340 mil doses da vacina contra paralisia infantil e de 360 mil contra sarampo.
Em São Paulo, a campanha foi iniciada em 4 de agosto, com um ‘Dia D’ extra feito exclusivamente no Estado. Outros dois ‘Dias D’ ocorreram, respectivamente, em 18 de agosto e 1º de setembro. Não há registro de casos de paralisia infantil em SP há 30 anos e, desde 2000, não existem casos autóctones de sarampo no Estado.
CIDADE SONHO – Em Monte Alto, a meta estabelecida está próxima de ser alcançada. Segundo dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica, foram vacinados 92,81% de pólio e 91,96% contra o sarampo. Os pais e/ou responsáveis devem levar as crianças nas Unidades de Saúde de segunda à sexta-feira das 7 às 15 horas.