Ontem, 30 de agosto, teve início a 170ª edição da Festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição Montesina, no Distrito de Aparecida do Monte Alto, a mais antiga festa religiosa de Monte Alto. A comissão organizadora desde ano é presidida por Maria das Graças Garces Borgonovi e tem como vice-presidente, João Carlos Alves da Silva e como tesoureiro, Ângelo Miranda Vitória.
A programação foi aberta com uma alvorada festiva às 5h30 e o primeiro dia da Novena, às 19h30; no final de semana, a celebração começa sempre meia hora antes. Na próxima quinta, 6, além da novena, o dia terá missa com os peregrinos às 23 horas.
No dia 7, último dia da novena, as missas aos peregrinos serão às 5, 7 e 9 horas; missa com benção aos enfermos às 15 horas, missa às 19 horas e missa de “passagem da festa” às 23 horas. No dia seguinte, quando se comemora a natividade de Nossa Senhora, data da romaria a pé até o Santuário, as missas estão agendadas para 1, 6, 8h30, 10h30 e às 17 horas, esta ultima, solene, será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Eduardo Pinheiro da Silva. Em 9 e 10 de setembro, as datas são reservadas, respectivamente, para homenagens a São Sebastião e ao Divino Espírito Santo.
A programação musical, que teve Leandro Jéf e Banda na abertura, traz os seguintes shows: César Borges e Banda, hoje, 31 de agosto e 10 de setembro, Edy Carlos no dia 1º de setembro, Doni & Fabrício no almoço de domingo, 2 e Wave Trio no jantar do mesmo dia. Diego Fantini toca e canta nos dias 3 e 5, Juliano Salles, no dia 4, Banda Doce Veneno na quinta-feira, 6; no dia 7 de setembro, feriado, terá almoço com show de Renato Prata e, no jantar, Matão & Mathias. Gabriel Fernando vem no dia 8; Renato Prata volta a se apresentar no almoço de domingo, 9, e à noite é a vez de Durval Neto; há ainda ampla área gastronômica e leilão de prendas e assados.