Mesmo estando do outro lado do mundo, por conta do vício, ele chegou perto de perder tudo: a carreira, a família e a liberdade. Porém, em outro momento da vida, ali mesmo no exterior, teve um encontro com Cristo que mudou sua vida.
Manoel nasceu em São Paulo, mas aos doze anos foi morar no Japão. Ali viveu momentos de tristeza, escuridão, infelicidade. Aos dezoito anos, sendo imprudente no trânsito, foi detido e passou algum tempo em um presídio há cinquenta quilômetros da casa onde morava, ali perto da capital japonesa.
– Valeria a pena, dizia Manoel, a si mesmo. Ele que ainda possuía o sentimento de amor à família, já sentia saudade de todos, saudade daquele que era tudo na vida. Porém, uma vez por semana, ele se alegrava por quinze minutos quando familiares estavam ali para visita-lo. Que sofrimento! Era um pesadelo! Só quinze minutos.
– Agora dou valor à minha família.
Constituída dos pais e duas irmãs, ele se contentava vê-los por tão pouco tempo. E era só.
Mas um dia, a família não veio.
– Qual será o motivo da ausência? Perguntava ele.
Percebeu então quão valoroso é tê-los ao seu lado, e em sua casa. E ele, um jovem de apenas dezoito anos. A angústia invade seu peito – chorou, gritou, teve medo. E o que fazer?
A cela, vazia e fria, o fez sofrer mais ainda. No chão, a Bíblia permanecia fechada. Sua única saída era pegá-la. Jogou-a novamente e desafiando Deus, disse:
– Se de fato Ele existe, que transforme a minha vida. Ela caiu aberta no Evangelho de Marcos, capítulo 5 e versículo 36. E nele, Marcos dizia: “Não temas, crê somente”.
Uma dor no peito o salvou. Naquele instante encontrou a Luz – experimentou então o amor de Deus.
– Deus é fiel e sua palavra é viva, disse Manoel. Ela transformou o jovem. Começa então a rezar e lê mais e mais a Bíblia. Ele entendeu o que Deus tinha feito de sua vida.
Mas no próximo dia de visita, a família comparece ao presídio e percebe a mudança. O tempo passou. Ao sair do cárcere, Manoel, com 21 anos faz a Primeira Comunhão e a Crisma. Se sentiu então um membro da Igreja. Exemplos, conselhos, conversas com pessoas necessitadas de Deus, Manoel nota que precisava de mais.
Casa-se em 2007 e volta para o Brasil. Numa cidadezinha da redondeza, vem a frequentar a Paróquia de São Sebastião, conhece a comunidade e quer ajudar os dependentes químicos. Num grupo de Oração, Manoel se destaca e junto com Rita, sua mulher, se entrega de corpo e alma à Igreja, sua Paróquia de Conversão.
Hoje com três filhos, vem resgatar o tempo perdido, se dedicando a todos. Agradece a Deus pela reviravolta de sua vida. Todos alegres rezam o terço nas casas, encontrando com outras famílias – esta missão junto aos moradores de rua é uma doação permanente no evangelizar pessoas.
Me emociono, me comovo com casos verídicos que ouvimos nos dias escolhidos do mês. Também tenho meus casos para contar a eles. Eu e Manoel, o Pai e nosso trabalho, tem tido ótimo resultado. Valorize sua família, sua casa, nosso trabalho! Parabéns Manoel e Rita! Vosso tempo chegou!
Surpresas! Emoções! Lágrimas! Orações! E tudo isso é Deus! Sempre o Pai junto a nós! Amém! Sinto-me útil!
A Festa do Senhor Bom Jesus de Monte Alto está acontecendo. E com o brilho de todos os anos, esta é mais uma que dá oportunidade de todos nós rezarmos, pedindo graças ou agradecendo por todas aquelas recebidas. É a Festa onde os Amigos se encontram.
Parabéns Montealtenses, visitantes, turistas! Ser cristão é ser atencioso com a Igreja. Respeitando o pai e seguindo seus ensinamentos, trilhamos o caminho do Bem.
Obrigado(a) Deus!
EFEMÉRIDES – 03 A 09 DE AGOSTO
Continua a Festa do Senhor Bom Jesus.
03 – Dia do Capoerista – Dia do Tintureiro – Dia das Vocações Sacerdotais.
04 – Dia do Padre. Parabéns, Padre Munhoz e Luiz Gustavo, também aos demais Padres de nossas Paróquias!
05 – Dia Nacional da Saúde.
06 – 33 anos da Criação da 1ª Delegacia da Mulher. Dia do Senhor Bom Jesus! Rogue por nós, querido padroeiro!
07 – “A vida vai ficando cada vez mais perto do topo”.
08 – Dia do Pároco.
09 – Dia Internacional dos Povos Indígenas.