Neste sábado, 28 de julho, a Secretaria de Saúde de Monte Alto, por meio da Vigilância em Saúde, promove uma mobilização no Centro da cidade referente ao mês de conscientização das hepatites virais. Em frente ao Banco Santander, das 8 às 12 horas, uma equipe estará realizando testes rápidos de hepatites C e B na população, além de teste de HIV e sífilis; todos são imediatos e gratuitos.
DOENÇA – A Hepatite C, que segundo os planos da Organização Mundial da Saúde (OMS) deve ser erradicada até 2030, ainda preocupa os profissionais e população. Por isso, durante o mês de julho, é reforçada a importância da prevenção, não só contra o vírus da hepatite C, mas também de outras duas variantes – A e B. Como não há sintomas, a hepatite C é a que mais precisa de diagnóstico, pois pode causar câncer de fígado ou cirrose hepática sem que a pessoa perceba, muitas vezes levando a óbito. O teste é essencial às pessoas com mais de 40 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.
No caso da hepatite A, tipo menos nocivo ao organismo, houve evolução no enfrentamento com a melhora no saneamento básico – ela é transmitida através do consumo de água e alimentos mal lavados ou contaminados por fezes. Já a hepatite B é transmitida pelo sangue e outros líquidos/secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia-a-dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates e outros objetos cortantes.