Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

LIMITE
Na década de 40, em plena ditadura Vargas, quando os municípios eram governados por interventores, ou seja, prefeitos nomeados, Jaboticabal usou da sua influência junto ao governo do Estado, para reivindicar o povoado de Ibitirama como seu território municipal. Nada oficial, tudo era feito nos bastidores, sem que a imprensa, que sofria censura, soubesse de nada e consequentemente também, a opinião pública era mantida na ignorância. Jaboticabal tinha suas influências, porém, Monte Alto tinha as suas, a ação política de ambos os lados mantinha suas razões em pauta. No episódio, Monte Alto venceu, Ibitirama ficou para quem de direito, até por adição e fronteira demarcada. A vitória foi atribuída ao nosso único estadista, Dr. Raul da Rocha Medeiros, que nunca buscou méritos na empreitada.
Também por duas vezes em tempos diferentes, o Distrito de Aparecida de Monte Alto (esse é o nome oficial do local, desde que existe), foi alvo de duas cidades para a anexação municipal, Fernando prestes e Cândido Rodrigues. Ambas as reinvindicações não tiveram êxito, porque a política nos bastidores agiu a favor de Monte Alto. A vitória foi atribuída a vários políticos locais, sempre com alguém querendo os louros. Para não sofrer desgastes, a política na área do Estado se manteve neutra, sem que ninguém assumisse posição. Apenas para registro, em certa legislatura municipal, um vereador de Monte Alto levou a seus pares uma ideia, que morreu na tentativa, foi a de reivindicar ao Estado a anexação de Taiaçu, que na época seria distrito de Jaboticabal. Parece que a ideia do edital colaborou para a emancipação daquele município. Convém lembrar que tudo são histórias dos bastidores, a verdade se perdeu no tempo!

PAÍSES BAIXOS
Aprendemos na escola que os holandeses invadiram o Brasil e ficaram por aqui de 1634 até 1654, governando parte do Maranhão e Pernambuco, implantado um Estado de primeiro mundo para a época. A invasão não foi dos holandeses, foi da Companhia das Índias Ocidentais, a primeira multinacional do mundo. Oficialmente a Holanda não assumiu a invasão, o que teria ferido os tratados de não-agressão assinados na Europa, depois da descoberta do Novo Mundo.
A invasão teve sucesso e foi um governo aberto onde conviviam os calvinistas da Holanda, os judeus da Espanha e os cristãos de Portugal, com direitos iguais. A história diz que em 1654, os invasores foram expulsos pelo exército português. Eles foram convidados a se retirar que a saída seria negociada em Haia, com isso, não houve resistência. Em Haia a retirada foi negociada com Portugal e a Companhia das Índias Ocidentais recebeu 80 mil quilos de ouro de indenização de Portugal, pagos em 40 anos. Em dinheiro de hoje R$ 8.480.000.000,00.

PRÓLOGO
Muito se fala em livro eletrônico, pouco se vê eles serem lidos. O livro tradicional ainda é o preferido dos leitores reais. Até agora não encontrei um grupo de leitura de livro digital.

MENDIGO
No século 18, no Rio de Janeiro, os escravos foram responsáveis por uma nova classe de pobres brancos. Como era mais barato manter um escravo para os trabalhos domésticos e comerciais, ninguém contratava trabalhadores brancos, que desempregados, passavam à mendicância e morando na rua. Esses brancos pobres procuravam abrigos nos quilombos dos negros, onde trabalhavam em troca de comida e levados a praticar pequenos furtos. Esses brancos pobres ajudaram os negros a mudarem o pensamento sobre escravidão, mostrando a eles que a liberdade era importante. Esse processo era uma injustiça social às avessas, um escravo provocava o surgimento de um pobre.

MOTOR
O primeiro automóvel fabricado nos EUA era com motor elétrico. O cartel do petróleo chefiado pela Standart Oil (Leia-se Rockefeler), contratou centenas de engenheiros para desenvolverem um motor a combustão. A alegação era que a oferta de gasolina faria o motor ser mais econômico. Quem desenvolveu o motor elétrico na época foi Nikolas Tesla, um gênio da mecânica e da eletricidade.
Tesla não pode competir com a Standart Oil e seu carro elétrico voltou depois de 150 anos, com uma empresa que está fabricando o veículo usando seu nome.

MARCHA LENTA
Quando alguém realiza suas tarefas com lentidão, dizendo que está fazendo cera. É uma injustiça para com as abelhas, elas realmente trabalham devagar, porque são perfeccionistas e isolam favo a favo com própolis, um poderoso antibiótico, que protege a colmeia de contaminação.

ANOS OURO
Na década de 60 do século passado, a moçada tinha como entretenimento o cinema e o “footing” (o passeio pelas praças a pé). No caso de Monte Alto a onda era o Monte Alto Clube, para a elite e a burguesia, o clube era discriminatório, nem todos eram aceitos como sócios, mesmo pagando a famosa “joia”.
No chamado “footing” existia o modismo nas roupas, a calça Levis Straus imperava. A camisa Volta ao Mundo era a moda social. Houve um tempo que o trono foi ocupado pela blusa ban-lon. Era de manga comprida com um detalhe, a cor: bordô ou vinho. As meninas usavam sapatos de verniz.

ANTENA
Quando o sinal de televisão chegou a Monte Alto, as torres de transmissão foram instaladas no local mais alto. Um funcionário tomava conta do sistema, 24 horas, mesmo que algum canal encerrasse à meia noite. Os programas preferidos eram as novelas e o futebol. Um funcionário que trabalhou nas torres durante muito tempo gostava de aprontar com os telespectadores, quando o capítulo da novela tinha uma certa emoção, ele tirava do ar por alguns minutos. O pessoal ia à loucura.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no