Desde muito cedo, pais colocam seus filhos na Escola fazendo-os participarem da vida em sociedade. É na sala de aula, com a ajuda da professora, que crianças alunos aprendem bons modos, ética, educação – além de conhecimentos que os integrem a ser alfabetizados.
O livro é o material que não pode faltar na classe, precisamente na mochila ou bolsa do aluno. Cartilha, apostila, pasta de leitura, fazem parte também desta mochila. No início, a agenda, as atividades feitas, os trabalhos ali confeccionados, fazem parte de casa criança, que ao levar para casa, surpreendem seus pais pelo capricho, ordem e carinho.
O livro, na bolsa ou em casa guardado com cuidado pelo valor importante que têm, é de grande valia, pois eles nos ensinam muito (através da leitura) e através deles viajamos e conhecemos muitos lugares, sem viajar por eles.
Livros – nem todos os têm, mas ouvem música em casa e ou aprendem com a professora um turbilhão delas, referentes às datas comemorativas. Eh! Como gostam!
Cada criança com seu porte, merece a proteção devida. Todas elas merecem também nossa atenção, e ao ensiná-las, damos e transmitimos conhecimentos a todos com igualdade. A inclusão faz com que, nós professores, ensinemos a todos como seres de uma classe homogênea. Em seus olhos lemos a vontade de aprender. Os amigos da classe são o incentivo para quererem aprender sempre mais.
Os livros também – quanto mais lemos mais, nos interessamos por eles, pois os assuntos diversos nos chamam muito a atenção. Professor(a) lê histórias ao educandos. E criança que lê, sabe que o livro nos instrui.
Cada criança com seu jeito de ser: algumas mais falantes, outras um tanto inibidas, e outras pelo seu comportamento disciplinado. Cada qual com sua particularidade, cada um com sua história que trazem de casa, pois cada família pertence a espaços diferentes. Entendemos cada criança e até interpretamos sua vida como um presente angelical que os pais têm em sua casa. E muitas vezes nos deparamos com murmúrios assim: ter filhos é uma dádiva da Deus.
Alunos se emocionam com a realidade maravilhosa da sala de aula – é quase um paraíso para eles.
Pais e filhos encaram a vida de uma maneira: em casa com atritos, na Escola com aquela atenção, amizade, disciplina.
E a cada dia uma nova descoberta: as letras do seu nome, do papai e da mamãe, da professora e da Escola, do AMOR e de Deus. Porém, muitos alunos não se descobrem porque não podem ir à Escola – ou pela distância, por circunstâncias quaisquer, ou por não ter companhia, ou por outro motivo qualquer.
Nem tudo são flores – tanto para ele ou ela, ou para a Professora. Há tempos atrás, mais chances em uma época mais tranquila tínhamos, quando lecionávamos – ministrar aula, mesmo com o mesmo amor de agora, era mais convidativo. Não que hoje não seja, mas vivemos uma outra realidade. Tenho orgulho de ser professora!
As diferenças são muitas – por isso professor(a) deve ter aquele valor que revoluciona a Educação, pois somos professores, os únicos profissionais que formam profissionais: e com garra, amor e patriotismo. Nosso trabalho sempre foi de dedicação, de sabedoria, eficácia, amor à profissão.
Quanta pureza! No semblante de cada criança descobrimos a delicadeza das flores, assim como a beleza e significado das palavras e no enredo dos livros.
Na Escola os alunos fazem amigos, se tornam pessoas que descobrem que nela não é só estudar, mas também criar laços de amizade, aprender, conhecer, conviver e educar-se. Podemos, pela Escola, começar a mudar o mundo e ser feliz!
EFEMÉRIDES – 22 A 28/06
22 – Dia do Aeroviário.
23 – Dia do Lavrador.
24 – Dia das Empresas Gráficas – Dia do Caboclo – Dia do Leite – Dia de São João.
26 – Dia Internacional do Combate às Drogas.
27 – Dia do Mestiço – Dia do Diabético – Dia Nacional do Progresso.
28 – Dia do Orgulho Gay.
29 – Dia de São Pedro.