Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

ESTRELAR
Se cada estrela for um mundo pronto para atacar a Terra, nossa defesa são os misseis intercontinentais, inócuos devido à distância. Mesmo assim, os EUA, maiores donos desse arsenal, solicitariam aos brasileiros o quintal de cada família, para a instalação de bases de lançamentos dos misseis de defesa mundial. Depois das instalações, quando os inspetores fossem checar como o sistema estivesse funcionando, ficariam decepcionados com os brasileiros, que estariam usando as instalações como galinheiros.
A teoria utópica supra citada, se fez necessário para comparar com a tecnologia de ponta em comunicação universal, que são a internete, o esmartefone e o celular, que estão à disposição dos brasileiros. Essa tecnologia custou bilhões de dólares para ser desenvolvida há décadas de tempo, envolvendo milhares de pessoas, e pasmem – leitores, as pessoas usam para enviar fotos pornográficas, mensagens sem sentido e textos com erros de linguagem que até os analfabetos não conseguem ser autores. Também voltamos ao Egito, antigo usando para a comunicação as carinhas, os kkkkkk, as figuras sem sentido idiomáticos. A inteligência é tanta entre os usuários de celular, que após enviar mensagem de texto, ligam para confirmar se a mensagem foi lida, repetindo tudo no sistema de voz. Um sinal de fumaça comanche seria mais eficiente. A idiotice também tem limite!

DEMOCRACIA
O Brasil se orgulha de ser uma democracia. Não é de fato. No conceito como aceitável democraticamente basta o voto universal livre. Não é o bastante, porque os eleitos, uma vez no cargo, nomeiam grupos de governo, tanto executivo como legislativo, por conta e risco, nos quais o povo não tem qualquer ingerência. A democracia que, em tese, teria acontecido nas urnas, naufraga nas nomeações políticas baseadas no partidarismo comprometido com acordos realizados antes das eleições. Se os cargos dos nomeados fossem técnicos, a democracia estaria ferida, como são políticos indicados, a democracia está na UTI.
Existe uma solução para essa ideia aceita, é a eleição de um grupo de notáveis de cada município. Seria baseado na antiga tradição indígena, que eles chamavam de grupo de anciãos. Os idosos da tribo agiam com conselheiros, impedindo que jovens agissem de acordo com o ímpeto da juventude. Raramente o conselho dos anciões falhava. Isso pode ser adotado em cada município brasileiro, sem que seja a idade avançada necessariamente adotada, mas, a experiência política.

PREMIER
O então Primeiro Ministro inglês, Wilson Churchill, era conhecido pelo seu sarcasmo e veia irônica. Certa vez, quando seu secretário particular morreu, um político ligou para Churchill pedindo se era possível ficar no lugar do morto.
Churchill respondeu: não tem problema, vou falar com a funerária, caso o senhor caiba no caixão, pode ir no lugar do falecido!

NOVO MUNDO
Muita gente até hoje estranha o nome do Novo Continente, que é a América e não Colômbia, porque o Cristóvão foi o primeiro a chegar aqui, enquanto o Vespúcio chegou aqui apenas em 1507. Tudo foi uma questão de poder publicitário (na linguagem de hoje, marketing). Colombo fez suas viagens, três ao todo, e saiu de cena, depois de encaixou os filhos na ilha Hespaniola, financiado pelos reis Fernando e Isabel. O Papa queria aparecer na descoberta do Novo Mundo e financiou a viagem do italiano, Américo Vespúcio, que era primo da Simoneta Vespúcio, a modelo preferida do pintor Botticelli, autor dos painéis da Capela Sistina, enquanto a cúpula ficava a cargo de Michelangelo. Enfim, o Papa financiou Américo Vespúcio e os historiadores levaram um dinheiro para chamar a Nova Terra de América.
Colombo ficou com um pedação do continente ao sul, a Colômbia, graças a Simon Bolivar, no século XVII, que tinha o nome de Terra da Espanha.

CORTE
Gracilliano Ramos tinha uma obsessão pela concisão. Vidas Secas originalmente 14 páginas, foi publicada com apenas 98.
O escritor escreveu em um jornal, em 1930, que o futebol no Brasil não vingaria. Era, segundo ele, um esporte violento para os padrões do brasileiro. Ele disse isso contrariando outros cronistas, mesmo com o país contando na época com vários clubes de futebol em andamento. Graciliano defendia o bridge como esporte nacional.
Gracilliano era polêmico. Quando Getúlio Vargas solicitou-lhe um texto para colaborar com a constituinte de 1934, Gracilliano escreveu-lhe uma sugestão:
Art. Único: “Que todo brasileiro, a partir dessa data, passe a ter vergonha na cara”.

CONCEITO
O maior patrimônio da vida é a morte. Ela é exclusiva e intransferível. Está lá, sempre à disposição, para ser usada a qualquer hora. Façam bom proveito!

REI JOÃO
Depois que foi coroado rei, D. João VI, que passeava nas ruas do Rio de Janeiro na carruagem que trouxe na viagem em 1808, resolveu melhorar de veículo, mandou buscar em Lisboa outra carruagem mais moderna. Não deu certo, quando a condução chegou, ele percebeu que não dava para andar nas ruas cariocas, a bitola era muita larga para circular nas estreitas ruas da cidade.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no