Com a chegada da copa 2018 na Rússia, vamos conhecer um pouco da culinária, apesar de não ser tão reconhecida no Brasil, a culinária russa possui uma variedade de ingredientes e sabores. Conheça alguns dos pratos mais tradicionais e não deixe de experimentar.
Estrogonofe – O estrogonofe é um prato tipicamente russo. No Brasil, ele foi totalmente “abrasileirado”, sendo servido com arroz, batata palha e muitas vezes frango e camarão no lugar da carne. Diferente da Rússia são cubos de carne mergulhados em Smetana, uma espécie de creme de creme de leite fresco típico de lá. O prato é servido normalmente com purê de batatas, podendo ser também encontrado com batata assada, batata frita ou até mesmo massa. O arroz na Rússia não é um acompanhamento popular.
Pirozhki – São pequenos pães assados no forno, recheados de carne, vegetais ou outros ingredientes. Um dos mais tradicionais é o de carne com ovo. Seu formato lembra muito um pastel de forno e sua massa é bem macia.
Vinegret – É uma das saladas russas mais famosas. Ela é feita com beterraba, batata, cenoura, picles e ervilha. É bem leve e saudável.
Pelmeni – Um dos pratos mais tradicionais na Rússia, o Pelmeni é uma espécie de massa que lembra muito um ravióli. Sua massa leve é feita com farinha, ovos, leite ou água. Ele pode ser encontrado recheado com diversos tipos de carne, cogumelos ou queijos. O mais tradicional é o que mistura carne bovina e carne de porco. Diferente das massas italianas, o Pelmeni não é servido com molho. Os russos costumam serví-lo com Smetana (creme de leite russo). Também é possível encontrar Pelmeni frito.
Khinkali – Devido à proximidade, é muito comum encontrar na Rússia excelentes restaurantes de culinária típica da Geórgia. Um prato bastante tradicional é o Khinkali. Eles são pastéis de massa cozidos, feitos de farinha de trigo, água, sal e ovos inteiros. Sua massa se assemelha a do Pelmeni, mas a forma final é bem diferente. Ele pode vir recheado de carne moída, cogumelos ou queijo. A carne pode ser bovina, de porco, carneiro ou uma mistura delas. O interessante é que o Khinkali tem um formato de uma pera e seu topo é tipo um botão de massa. O costume é segurar a massa por esse topo, fazer um furo com o dente para primeiro apreciar o molho da carne que está dentro e depois comer. No fim os botões são guardados na beira do prato.
Borscht – Uma sopa bem típica feita a base de beterraba. É um dos pratos mais famosos da Rússia e é servido quente, com uma colher de Smetana (creme de leite russo) por cima para acompanhar. Entre seus ingredientes tem também batata e carne. É uma ótima pedida para os dias mais frios.
Kholodets – É uma espécie de gelatina de carne. É um prato tradicional das festas de fim de ano na Rússia mas pode ser encontrado em qualquer época do ano. Um mistura curiosa que exige um longo tempo de preparo e é servida em diversos formatos.
Blini – Servidas de diversos tamanhos e coberturas, as panquecas russas são bastante famosas. As mais tradicionais são acompanhadas de caviar, smetana (creme de leite russo) e geleia. São super fáceis de encontrar e servidas com diversos acompanhamentos. A massa é feita de leite, açúcar, gemas, manteiga e sal.
Vareniki – Muito parecido com o Pelmeni mas trata-se de uma sobremesa. É recheado com cerejas e pode ser servido com Smetana (creme de leite russo).
Pastilá – É um doce tradicional russo, conhecido desde o século XIV. Lembra muito um suspiro mas tem um sabor único. É feito de purê de maçã, mel, açúcar e claras de ovos. Muitas vezes é misturado com outras frutas.