Foram dois anos de obras e adequações entregues na última segunda-feira, 9 de julho. A data, feriado em todo o Estado de São Paulo pela ocasião da Revolução Constitucionalista de 32, marcou a entrega da reforma e ampliação do Museu Histórico e Cultural “Dr. Fernando José Freire de Andrade” e de Paleontologia “Prof. Antônio Celso de Arruda Campos”. “Uma obra que vai marcar uma nova fase na Cultura e no Turismo em Monte Alto, Município de Interesse Turístico”, destacou o cerimonial, comandado pelo Diretor de Turismo e Marketing, Rogério Menani.
Os prédios foram inaugurados em julho de 92, na gestão do então prefeito Elias Bahdur. A obra atual começou em abril de 2016, na gestão da prefeita Silvia Meira, e compreendeu cobertura total do prédio e reforma geral da sua alvenaria, troca de janelas; construção de sala de mídia e área de ação educativa; ampliação da reserva técnica; obra de acessibilidade, inclusive com a instalação de um moderno elevador; nova disposição por temas na Paleontologia; restauro de peças; pintura de painéis artísticos; novos conceitos de interatividade; criação de cena paleontológica. “Nesta obra, mais de 120 pessoas trabalharam ao longo desses dois anos, foram aplicados cerca de R$ 450 mil entre verbas federais e recursos próprios da Prefeitura Municipal”, comentou Rogério. O trabalho teve a contribuição do antigo secretário de Planejamento, Paulo César Carello e com finalização do secretário atual, Adair Teixeira.
O dia também foi de homenagens a famílias, autoridades e personalidades pelo trabalho e atuação junto aos Museus: Fabiano Vidoi Iori, Ulisses Zangerolami, Dr. Ismar de Souza Carvalho, Elias Bahdur e aos familiares de Hypólito Barato, Professor Antônio Celso de Arruda Campos, Professor Luiz Carlos de Vicente e Fernando José Freire de Andrade. Além disso, também foram homenageados, com a outorga de diploma de Honra ao Mérito, oito combatentes montealtenses da Revolução de 32; familiares de cinco deles compareceram para receber a honraria, Antônio Bernardo da Fonseca e Luiz Bernardo da Fonseca, Waldemar Simões, Paulo de Campos Gatti e Júlio Raposo do Amaral; a outorga foi concedida ainda a Francisco Paulo Lépore, Fernando Cavaletti e Aurélio Pelloso.
Antes e depois da solenidade, os presentes acompanharam apresentação do Quarteto 4 All, composto por professores do Conservatório Municipal; já, a Orquestra do Conservatório tocou o tema de Jurassic Park, clássico filme sobre dinossauros.
Convidados a usar a palavra, autoridades como o prefeito João Paulo Rodrigues, presidente da Câmara, Julio Zacarin Neto, os ex-prefeitos Silvia Meira e Elias Bahdur, foram unanimes em destacar a importância dos Museus para a cidade nos campos da cultura e turismo, lembraram dos homenageados que emprestam seus nomes aos locais e, também, destacaram o trabalho da atual Diretoria do Museu de Paleontologia, Dra. Sandra Aparecida Simionato Tavares, e da Diretora de Cultura, Cida Constâncio. “Gratidão por estar homenageando pessoas importantes para nossa querida Monte Alto e, acima de tudo, fazendo que ela crescesse e se desenvolvesse. Todos os pesquisadores que aqui estiveram são importantes para este momento”, comentou João Paulo. A responsável pelo Museu de Arqueologia, Prof. Marcia Angelina Alves, também usou a palavra e abordou sobre as mudanças no local.
Por fim, a Sorveteria Super Moni fez a alegria de adultos e crianças, distribuindo gratuitamente um sorvete temático, em homenagem ao Museu de Paleontologia, chamado Geladossauro.
VÍDEO – Antes da inauguração, o Cine-Teatro recebeu a exibição do filme “Legis(Nosso)Lar”, idealizado e roteirizado pelos jornalistas Luiz Felipe Nunes e Elton Barroso, que integra o Museu Legislativo da Câmara. Produzido em 2016 para marcar os 120 anos de história política de Monte Alto, o filme conta com dados retirados dos arquivos do Museu Histórico, entrevistas com representantes de Executivo e Legislativo, captadas no Studio Mix de Monte Alto, trazendo também imagens e entrevistas históricas feitas por José Augusto Nascibem entre os anos 1980 e 1990. O documentário, de cerca de uma hora, homenageia o soldado constitucionalista José Zacharias de Lima.
Serviço – Museus de Paleontologia, Arqueologia, Histórico e Cultural de Monte Alto
Aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; Sábados, domingos e feriados das 13 às 17 horas. A entrada é franca.