A Secretária de Saúde do Município de Monte Alto, Sueli Mello, confirmou na manhã de hoje, que em Monte Alto existem nove casos confirmados de pessoas com a gripe H1N1.
Seis são adultos e três crianças, todos estão em tratamento. A gripe H1N1 é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe, também conhecida como gripe suína, é um subtipo do Influenza A.
Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão ocorre da mesma forma. A H1N1 pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo a óbito.
A Campanha de Vacinação foi prorrogada no município, com doses disponíveis para os grupos prioritários que compreendem crianças de 6 meses até 9 anos; idosos a partir de 50 anos; gestantes; puérperas; e profissionais da saúde; há doses em todos os postos de saúde.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Michele Deolindo, até o momento, 73% dos montealtenses que pertencem aos grupos foram vacinados. Neste domingo, 15, durante a Feira do Produtor, a equipe da Vigilância em Saúde estará em frente ao Beto Lanches, para vacinar aqueles pertencem aos grupos citados e que ainda não procuraram se imunizar.
Na cidade também foram registrados nove casos de Tuberculose. Nenhum é transmissível, pois todos já realizaram o tratamento, e uma pessoa já teve alta, lembrou Sueli.