Escola ainda espera classificação para disputa em torneio nacional
No dia 9 de agosto, a Escola SESI de Monte Alto participou da Olimpíada Brasileira de Robótica em São Bernardo do Campo, enfrentando os 66 melhores times do Estado, que garantiram suas vagas através de etapas regionais.
A vaga para a competição foi conquistada em uma disputa na cidade de Presidente Epitácio, quando os montealtenses enfrentaram 70 times, tendo como objetivo construir um robô completamente autônomo para resgatar vítimas sem interferência humana. O robô teve que ser ágil para superar terrenos hostis (redutores de velocidade); atravessar áreas desconhecidas (gaps na linha) onde a trilha não podia ser reconhecida; desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampa) para conseguir salvar a vítima (lata de refrigerante), transportando-a para uma área segura (ponto de evacuação) onde os humanos podem assumir os cuidados da vítima.
Na disputa do último final de semana, o time T-REX ficou em 9º lugar, sendo a equipe melhor qualificada da região; agora, está aguardando os outros estados para saber se conseguirá classificação para a etapa nacional.
O time é composto pelos alunos Eduardo Molina, Igor Augusto Boer dos Santos, Leonardo Chiminelli, Matheus Henrique Pereira o Técnico Marcelo Bruno Fuentes e a Analista Solange Desidério.
“É o nosso primeiro ano participando da Olimpíada e estamos entre as 10 melhores equipes do Estado e, ainda, aguardando a oportunidade de estar entre as melhores do País”, destacou o técnico Marcelo.
O Torneio SESI-SP de Robótica é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria de São Paulo que tem como objetivo desenvolver nos estudantes da rede escolar SESI-SP competências e habilidades nos campos da Ciência e da Tecnologia, utilizando contextos do mundo real.
OBR – A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras, tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens, para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.