Na noite de terça-feira, 5, membros do Executivo e Legislativo local, do COMDEMA e munícipes, participaram de uma reunião no Cine-Teatro Municipal, para apresentação do Plano Municipal de Recuperação de Mata Atlântica e Cerrado. Os trabalhos foram coordenados pela doutora em agronomia Eloiza Santana Seixas.
Marcaram presença o prefeito João Paulo Rodrigues, os vereadores Donizete Morelli, Maria Helena Rettondini e Thiago Cetroni e o interlocutor do Programa Município Verde Azul, Tadeu Veronezi Nunes. O evento também serviu como reunião extraordinária do conselho, que deverá discutir o assunto nos próximos encontros e emitir parecer sobre o plano.
Eloiza iniciou apresentando um breve histórico do município e suas características econômicas e sociais. Em seguida, abordou aspectos ambientais e climáticos com a ajuda de mapas, apontando nascentes, atuais áreas de preservação. Segundo a Lei da Mata Atlântica (11.428/06), os municípios podem atuar proativamente na defesa e recuperação da vegetação nativa e o plano deve conter o diagnóstico, mapeamento dos remanescentes, indicação dos principais vetores de desmatamento ou destruição da vegetação nativa, áreas prioritárias para conservação, recuperação dos locais e ações preventivas.
Dividido em quatro etapas, o Plano Municipal será organizado, elaborado, aprovado e implementado. Nesta primeira fase, já iniciada, equipes serão formadas para a realização de atividades, com participação de entidades defensoras do meio ambiente, integrantes da administração municipal e profissionais do departamento de engenharia rural da Unesp Jaboticabal.
Ao término da apresentação, dúvidas foram sanadas, com grande participação do prefeito João Paulo no debate, agrônomo de formação e conhecedor do assunto por sua experiência na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e durante mais de uma década à frente do Sindicato Rural.