Tapioca

Facebook
WhatsApp

Não faltam significados para a palavra tapioca. É o nome que se dá à farinha obtida a partir do amido da mandioca. Também designa as panquequinhas típicas da culinária nordestina, feitas com esse ingrediente. Fora do Brasil, tapioca pode ainda ser a própria raiz da mandioca.
Diferente da farinha comum, produzida a partir das fibras da mandioca, a farinha de tapioca provém do amido. A goma, depois de retirada, é peneirada sobre um tacho de cobre bem quente. Quando caem sobre o metal, esses resíduos fininhos estouram como pipocas, fazendo bastante barulho.
A diferença em relação às versões industrializadas, está na textura. A farinha de tapioca artesanal fica crocante e pode ser mastigada in natura. As famosas panquecas, com recheios doces ou salgados, chegaram aos menus dos restaurantes do Sul e Sudeste, assim como os bolos, os pudins e os sorvetes.
Nas praias cariocas, faz sucesso o cuscuz doce, vendido por ambulantes sob porções generosas de leite condensado – as escravas vindas do noroeste da África, de origem muçulmana, adotaram a farinha de tapioca como substituta da sêmola no cuscuz e, aos poucos, foram incorporando a ela ingredientes comuns na Bahia, como o açúcar e o coco.
Apesar de muito popular e integrante da culinária típica de diversos estados nordestinos, a tapioca mais tradicional do Brasil ainda se encontra no Alto da Sé, em Pernambuco (preservada pela Associação das Tapioqueiras de Olinda). Também encontramos diversas entidades dedicadas à cultura popular da tapioca pelo Nordeste, como o Centro das Tapioqueiras entre os municípios de Fortaleza e Eusébio, no Ceará.
No resto do mundo, vários produtos derivados da fécula da mandioca são também chamados de tapioca. Os recheios darão um toque especial à tapioca e variam de acordo com o gosto e a região onde a tapioca é consumida.
O recheio pode ser apenas com manteiga e/ou com coco fresco ralado e/ou queijo, mas versões mais modernas podem incluir leite condensado, goiabada com queijo, banana, morango, chocolate e várias outras, também pode ser feito o pudim ou bolo de tapioca. Vamos à receita!

Vamos aprender?

Tapioca de carne seca com requiejão e tapiocaRomeu
e Julieta

Ingredientes:
Tapioca Salgada
*Polvilho doce.
*Água para hidratar.
*Meio kg de carne seca dessalgada, desfiada e refogada com cebola, alho, cheiro verde.

Tapioca Doce
*200g requeijão tipo catupiry.
*Meio kg de goiabada cremosa.

Preparo:
*Umedeça 1 kg de polvilho e deixe na geladeira por 12 horas, passe na peneira, e misture uma pitada de sal. Está pronta!
*Aqueça uma frigideira e coloque uma pequena quantidade.
*Deixe a farinha ficar úmida e vire com uma espátula, recheie e sirva.
*Para fazer a salgada use a carne seca já preparada com o requeijão. Para fazer a tapioca doce use o requeijão com a goiabada.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no