É a passagem da morte para a VIDA

Facebook
WhatsApp

Esta semana em que estamos vivendo é a Semana da Páscoa. E ela é muito importante.
No Domingo de Ramos (25) ela teve início e nos comoveu muito. Na quinta-feira Santa celebrou-se a última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele institui a Eucaristia. Hoje sextafeira Santa, a morte de Jesus na cruz e no sábado, a Paixão de Cristo. No Domingo, a Páscoa é celebrada: é a passagem de Jesus da morte para a vida.
Na décima estação (da via sacra) Jesus despido de suas vestes. Na décima primeira, Jesus é pregado na cruz. E pela Santa Cruz, Ele remiu o mundo. E neste momento Jesus, sem soltar as mãos da cruz, solta a cabeça pendendo-a para baixo.
E dando um forte grito: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. E dizendo isso, expirou.
Jesus é descido da cruz (13ª estação) – José de Arimatéia pediu a Pilatos para retirar o corpo de Jesus da Cruz. E obedecendo, retira-o já morto.
E na décima quarta estação (logo em seguida) é sepultado. Havia um jardim onde Ele foi crucificado – e no mesmo lugar, ali no sepulcro novo, ele fora enterrado. Depositaram Jesus ali no túmulo, fazendo de conta que aquele homem não existia. Algumas mulheres choram o acontecido – colocam então ao lado do corpo, um pano dobrado no chão.
É a decima quinta estação, a última nesta caminhada de dor e martírio – e Jesus ressuscita.
Vos bendizemos ó Cristo!
Ele sai do meio da multidão, vai até a mulher ao lado do tecido branco e sorri para ela. Ela se levanta, chega bem perto do povo e diz:
“Ele ressuscitou! Ele ressuscitou!”.
E com o povo Jesus se acomoda ficando à sua frente. Com passos lentos e gestos raros, caminha pouco.
Jesus aparece para Maria Madalena e diz: “vá até meus irmãos e diga a todos que subo a meu Pai, o vosso Deus”.
O povo brasileiro é formado pela mistura de muitas raças. De mãos entrelaçadas porque somos todos irmãos e indicando que superaremos a violência, os povos se conscientizam que esta superação só será possível a partir da união de todos. A Campanha da Fraternidade 2018 nos possibilitou refletir que ela será possível a partir da união, de nossa união, a partir de um pacto, de uma aliança para combater esta violência e buscar a cultura de tolerância e paz. A violência nunca foi e nem será uma resposta justa. Ao contrário, é um grande mal. É inaceitável.
A Páscoa é uma festa milenar com o mesmo sentido para vários povos: a renovação da vida. Esta data guarda tradições preservadas e transformadas ao longo dos séculos.
Reflitamos! As famílias reunidas saúdam Jesus!
Efemérides – 30 e 31/03 – 01 a 05/04:
30 – Sexta-feira Santa – Morte de Jesus na Cruz, Dia da Juventude; 31 – Sábado – Paixão de Cristo; 1º de abril – Dia da Mentira; Domingo de Páscoa – A passagem da morte para a Vida de Jesus, nosso Pai e Mestre; 02 – Dia Internacional do Livro Infantil – Dia Nacional do Autismo; 03 – Dia Nacional do Atuário; 04 – Dia do Parkinsoniano – Dia do Livreiro Católico; 05 – Dia das Telecomunicações.

Aniversário da Profª Aparecida Costa (2 de abril), Parabéns! Saúde e vida longa!
Feliz e Santa Páscoa a todos nossos leitores!

Registrando

VEM CHEGANDO O NATAL

Monte Alto está ainda mais brilhante neste Natal com a nova iluminação! Após 9 anos utilizando a antiga decoração natalina,

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez