A Secretaria Municipal de Saúde deu início à campanha de vacinação contra a Meningite C, para adolescentes de 11 a 14 anos, e HPV, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. As unidades de saúde já estão preparadas para receberem um fluxo maior de procura nessas próximas semanas. Além da vacinação, a campanha busca levar informações aos pais e responsáveis pelas crianças, sobre a importância de manter a carteira de vacinação em dia.
A vacinação contra o HPV previve os cânceres de colo de útero, pênis, boca, orofaringe e verrugas genitais em ambos os sexos. A vacina deve ser tomada em duas doses, sendo seis meses após a primeira. É importante lembrar que a vacina não substitui o exame preventivo de câncer de colo uterino.
Já a meningite, é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. A vacinação contra a meningite é considerada a forma mais eficaz para a prevenção da doença.
“As unidades de saúde estarão dando mais informações sobre a campanha até o dia 13 de abril. Não se esqueça de levar a carteirinha de vacinação”, divulgou a Secretaria em nota oficial.