Iniciativa Privada
O prefeito João Paulo Rodrigues vem apostando nos poucos secretários que chama para compor sua gestão em pessoas que trabalharam por muitos anos na iniciativa privada. Com a saída de Paulo Carello, Adair Teixeira, que já respondia pela secretaria de Governo, responderá também pela secretaria de Planejamento. Agora, o prefeito convidou o ex-diretor de RH da HBA Hutchinson, que também já foi vereador, José Francisco Giancotti, para assumir a secretaria de Administração.
Administrativamente
Com os concursos que virão na Prefeitura, principalmente se aumentar o número de fiscais e veterinários, o prefeito vai resolver um problema crônico. Não pode uma Prefeitura de uma cidade com mais 50 mil habitantes ter um canil municipal com uma veterinária, uma vez que outro é aposentado e faz o que pode, dentro dos seus limites. E os animais, como ficam? E a fiscalização de rua, por mais competentes que os dois fiscais sejam, é humanamente impossível dar conta.
Politicamente
Quanto ao futuro político do prefeito, só Deus e o tempo é que dirão, já que o mesmo toma decisões isoladamente, puxando para si, se estão certas ou erradas suas escolhas. Particularmente, acredito serem corretas, administrativamente. Agora, politicamente, só o tempo dirá.
Quem pode julgar?
A coisa mais fácil nesta vida é atirar pedra e apontar o dedo. O presidente do Campestre Clube, Cajé, tem sido crucificado nos últimos dias por supostas atitudes nas mídias sociais. Ele não é o primeiro nem será o último. Agora, o que ele precisa é registrar um boletim de ocorrência na Policia Civil, já que envolve sua pessoa como figura pública. Deve solicitar a quebrar de sigilo da origem que soltou estas histórias, tirar a limpo, e tocar a vida para frente.
Renunciar à presidência do clube, como foi cogitada por meio de boatos maldosos, jamais. Lembram-se do Acorda Monte Alto, que foi desmascarado? Quando foi descoberto pela polícia, não passava de duas ou três pessoas que se escondiam atrás do anonimato, e tem gente pagando indenização por danos morais até hoje. E ainda naquele tempo não existia a legislação que existe hoje, que pune severamente quem difama a vida das pessoas nas redes sociais, atrás de um chamado fake neews, mentiras implantadas nas rede siciais. Aliás, este tal de fake neews só existe até a polícia por as mãos nos responsáveis, com a quebra do sigilo da origem, ai então passa a chamar-se ferro neews.
Coisas de Rádio
Quando fazia o jornal na rádio Energia, o programa tinha muita audiência. Naquele tempo, eu interagia direto com o povo via telefone, a internete ainda estava apenas começando. Certa vez, recebi a ligação de um ouvinte, ao vivo, que estava vivendo um drama no bairro Jardim Paulista II.
Ela disse: – Olha Alencar, estou aqui com o pessoal da CPFL que está cortando a luz da minha casa e eu tenho crianças pequenas, meu pai é idoso e doente.
Foi então que eu falei no microfone: Por favor, pessoal, vamos dar mais uns dias, ela vai pagar a conta. E disse para a ouvinte, já que tudo estava sendo ao vivo: pergunta para o cara que está ai cortando a luz de onde veio a ordem que o autorizou a cortar a energia, afinal, tratava-se de um problema social. Ai ela perguntou: moço de onde veio a ordem? Ele respondeu: veio de cima, minha senhora. Como nós estávamos ao vivo, eu perguntei: de cima de onde? Da CPFL? Ele respondeu: não, de cima do caminhão…
Explicando: naquele momento eles trabalhavam em dois, e um estava em cima do caminhão… (risos). Coisas reais de jornalismo feito ao vivo com a participação do povo.
Destaque Profissional
Nesta edição quero registrar o trabalho do competente técnico de áudio, mesa e som, Alexandre Dias, da Rádio Cultura de Monte Alto. Na emissora ele executa um trabalho oculto, atrás da mesa de som, porém primordial para a existência da programação ir ao ar com a competência que a Radio Cultura faz. Tive o privilégio de trabalhar com ele nos anos 80 e parte dos 90. Tanto na Hora da Noticia como no programa “Forróriando” um programa feito com músicas nordestinas para os nordestinos, que os paulistas também gostavam nas saudosas manhãs de domingo. Alexandre, além da sua competência, tem uma peculiaridade, é humildade, um ser humano que cumpre rigorosamente sua obrigação sem se envolver com polêmicas. Trabalho há décadas fazendo alguns programas, entre eles, o histórico e forte “A Hora da Notícia”, que já foi comandada pelo saudoso jornalista Afonso André, o Sanfim e, nos últimos anos, é comandado por João Moreira e Paulo Moretti. Alexandre Dias, pessoa de quem muitos ouvem falar é este excelente profissional.
Falta Pouco
Em breve será entregue para a população, para a região e para o Brasil, o Museu Histórico e Paleontológico de Monte Alto todo reformado. A Diretora Cida Constâncio e sua equipe estão a todo vapor para, juntamente com administração Municipal, entregar esta importante obra para o município.
Calma Pessoal
Segundo o prefeito João Paulo, ainda falta muito tempo para as eleições municipais e tem vereador já achando que vai ser este ano.
No Forno
Já está quase pronto o livro que vai contar a história dos 100 anos da Santa Casa de Misericórdia de Monte Alto, escrito e editado pelo jornalista Rogério Menani. Com certeza, será uma marco na história. Parabéns ao provedor Beto Colatreli e toda diretoria daquela entidade por esta importante iniciativa, pois em nossa cidade, não se costuma guardar a própria história.
Faltam 7
Faltam sete meses para as eleições para Presidente, Governador, Senador e Deputados Federais e Estaduais. Cuidado com os políticos Copa do Mundo, aqueles que só aparecem de quatro em quatro anos, como costuma falar o provedor da Santa Casa.
Gente que lê a Gente
O meu amigo presidente da ACIMA – Associação Comercial, Denilson da New Sign, que disse ser fã desta coluna. Obrigado parceiro, continue nos prestigiando, somos gratos.