O professor Álvaro Batista, morador de Monte Alto desde a década de 70, é o autor do espetáculo infantil “O Vaga-lume Pisca-Pisca e o Enigma da Vida”, encenado em espaços alternativos na capital paulista e na cidade de Osasco, pelo Grupo Tema Entretenimento e Arte
Sob o comando da D’anttone Produções, o Grupo Tema, deu um grande passo no meio artístico da cidade ao estabelecer parceria com o ‘Teatro do Ator’, localizado no centro de São Paulo, colocando o espetáculo em cartaz no dia 2 de dezembro de 2017. O professor Álvaro marcou presença na estreia da nova temporada, para brindar o seu espetáculo que vem recebendo elogios do público.
Devido a repercussão e casa cheia, o ‘Teatro do Ator’ convidou o Grupo Tema para continuar as apresentações no seu espaço. A temporada de 2018 começou no dia 24 de fevereiro e vai até o dia 10 de março. Novas datas serão divulgadas.
Trabalhar com textos inéditos é uma marca do Grupo Tema e, segundo o diretor artístico Adriano D’anttone, o texto do professor Álvaro Batista foi escolhido porque traz uma mensagem que valoriza a autoestima das crianças, a amizade, a família e a convivência em sociedade; além disso, homenageia o professor Àlvaro, que é fundador do Grupo Tema, criado em janeiro de 1988, em Monte Alto.
SINOPSE DE “O VAGA-LUME PISCA PISCA E O ENIGMA DA VIDA” – Descobrir-se parte de um contexto social e conduzir-se satisfatoriamente para o progresso geral é tarefa que demanda tempo e empenho para, gradualmente alcançarmos o equilíbrio para sermos considerados cidadãos, no mais amplo sentido da palavra. Afinal somos seres individuais vivendo em sociedades.
A sábia Dona Coruja nos traz, diretamente da floresta, a história de Pisca-Pisca, um vaga-lume que busca compreender o sentido da vida, a importância do amigo e da integração à comunidade através da autoaceitação no eterno confronto do individual e do social onde só o autoconhecimento pode nos fazer vencedores.
Música, alegria, interatividade: o mundo mágico da imaginação resgata o “contador-de-história”, figura tão importante para o desenvolvimento do intelecto infantil. Com simplicidade e criatividade a criança se descobre, se aceita e se integra, assumindo seu papel na sociedade como indivíduo solidário e participativo.