Carnaval é uma festa que é marcada pelo “adeus a carne” que a partir dela se fazia um grande período de abstinência e jejum, como o seu próprio nome em latim “carnis levale” o indica. Para a sua preparação havia uma grande concentração de festejos populares. Pensa-se que terá tido a sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C. antes da Quaresma. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque. O Carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade.
Alimentação Pré-Folia
Para o esquenta do carnaval recomenda-se incluir alimentos como água de coco, sucos com folhas de couve ou trigo, suco de uva, frutas, verduras e castanhas. Tudo muito leve e nutritivo, já que estamos falando de um período de muito calor.
Alimentação Durante a Folia
Vamos repor os sais minerais e nutrientes perdidos. A dica básica é água, muita água para manter a temperatura do corpo e a hidratação. Como muita energia está sendo consumida, é primordial incluir na dieta carboidratos (dê preferência aos integrais), proteínas (Peixes, frangos e Carnes Magras) e lipídeos (Azeite de Oliva ou castanhas, por exemplo). Como a regrinha comer de três em três horas tá valendo, você poderá levar na bolsa uma barrinha de cereal light ou frutas desidratadas que vão forrar bem o estômago.
Alimentação Pós-Folia
É hora de hidratar o corpo novamente. Por isso, busque sucos refrescantes sem a adição de açúcar ou água de coco. Frutas e Vegetais Folhosos continuam valendo. Uma dica básica é válida para os três períodos: evite misturar bebidas alcoólicas, sobretudo os energéticos. Essas misturas podem sobrecarregar o fígado e causar sérios danos a saúde. Alimentos embutidos, como: salames, presuntos e queijos amarelos também devem ser cortados. Doces e frituras também saem da lista. As receitas de hoje são um caldo para repor as energias depois da festa e um suco detox para curar a ressaca:
Vamos aprender?
Suco de mamão com água de coco
Ingredientes
1 mamão papaya cortado em cubos.
500ml de água de coco.
2 folhas de couve rasgada grosseiramente.
1 colher de café de gengibre.
Gelo quanto baste.
Suco de uma laranja e um limão.
Preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo, sirva imediatamente.
Caldo de mandioquinha com bacon
Ingredientes
3 mandioquinhas grandes.
500ml de água.
100g de bacon.
1 cebola pequena cortada em cubinhos.
3 dentes de alho picadinhos.
Sal, pimenta do reino e azeite quanto baste.
Preparo
Lave e descasque a mandioquinha e corte-as em pedaços e coloque para cozinhar, até que fique bem cozida. Deixe esfriar por 5 minutos.
Bata no liquidificador a mandioquinha, junto com a água do cozimento. Em uma panela, coloque 2 colheres de azeite e frite o bacon, a cebola e o alho.
Em seguida misture a mandioquinha batida ao bacon frito e deixe cozinhar por 5 minutos.
Coloque sal e pimenta do reino a gosto. Sirva com torrada e queijo ralado.
Este caldinho fica saboroso e bem fácil de fazer e regenerador. Pode ser feito antes para facilitar. Bom carnaval a todos!!