A única coisa permanente na vida é a mudança, dizia Heráclito. A vida é cheia de tempos: tempos de começar, tempos de terminar, tempos de refletir, tempos de falar, tempos de silenciar. E é, também, uma sucessão de estados provisórios. Não há o definitivo, o imutável. O definitivo é o fim.
Até o que julgamos não mudar pode se transformar, o que pode significar uma melhora ou uma piora ou, simplesmente, um estado de mudança. E nós resistimos um pouco a esta verdade porque, por nosso próprio instinto de sobrevivência, relacionamos preservação com estabilidade. Procuramos um emprego estável, um relacionamento duradouro, amigos com os quais possamos contar sempre e um lugar para onde possamos voltar e chamar de lar. A segurança do que queremos e julgamos importante parece estar diretamente ligada ao “para sempre”.
Mas, como a vida é movimento, é necessário aprender com o que é provisório, aproveitar as fases que vivemos e as mudanças que, voluntaria ou involuntariamente, iremos passar.
Para ilustrar bem esta transitoriedade dos nossos caminhos, segue abaixo um pequeno texto que fala justamente sobre este movimento.
Era uma vez um rei ansioso e insatisfeito. Um dia, um de seus conselheiros lhe deu um anel que trazia, embaixo da pedra, uma mensagem. A recomendação era que a mensagem fosse lida em duas circunstâncias: quando tudo parecesse perdido ou quando tudo estivesse perfeito.
Tempos depois, o reino entrou em guerra. A situação não estava boa, a munição e os mantimentos estavam acabando e o rei percebeu que estava perdendo a guerra. Em um momento limite, quando se viu prestes a ser feito prisioneiro, lembrou-se do anel, girou a pedra e leu a mensagem: “Isto vai passar”.
Para sua surpresa, ele se salvou. Conseguiu reagrupar seu exército, voltou à luta e recuperou seu reino, ficando ainda mais poderoso do que antes. No meio da festa da vitória, lembrou-se novamente do anel e resolveu girar a pedra no sentido contrário. A mensagem era: “Isto também vai passar”.
Viver cada momento, aprender e aceitar as mudanças pelas quais nossas vidas passam e ainda assim buscar a felicidade em cada situação pode parecer difícil, mas é possível e depende de como cada pessoa irá escolher percorrer o seu caminho porque, independente da situação, ela vai passar!