Dom Eduardo Pinheiro da Silva assume Diocese de Jaboticabal

De vocação Salesiana, religioso era Bispo Auxiliar de Campo Grande

De vocação Salesiana, religioso era Bispo Auxiliar de Campo Grande

 

 

Aproximadamente seis mil católicos participaram no domingo, 21, da posse de Dom Eduardo Pinheiro da Silva, o 5º Bispo Diocesano de Jaboticabal. Sua posse canônica aconteceu na praça da Catedral de  Nossa Senhora do Carmo, em Jaboticabal. 
A solenidade reuniu leigos de todas as cidades ligadas à Diocese de Jaboticabal, bem como de Campo Grande, onde Dom Eduardo era Bispo Auxiliar. Marcaram presença também Bispos, Padres, seminaristas, religiosos, além de autoridades civis.
Em sua Homilia, bastante emocionado, o novo bispo acolheu e agradeceu a todos, salientando sua alegria na caminhada que inicia. “Vim para continuar com vocês aquilo tudo de bonito que já está acontecendo na história desta Igreja!”, afirmou.
Dom Eduardo Pinheiro da Silva nasceu em Lins – SP, no dia 20 de janeiro de 1959. Foi ordenado sacerdote em 19 de janeiro de 1991. Sua sagração episcopal aconteceu em sua terra natal, em 6 de maio de 2005 pelas imposição das mãos de Dom Vitório Pavanello, SDB.
Salesiano por vocação, tomou posse como Bispo Auxiliar de Campo Grande, MS, em 10 de junho de 2005. Desde 2007 é o bispo responsável pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No dia 12 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Em 22 de abril de 2015, foi transferido para a Diocese de Jaboticabal – SP. “Chamo-vos Amigos” foi o lema escolhido para o seu trabalho.
DIOCESE NOSSA SENHORA DO CARMO – O novo Bispo estará à frente da Diocese de Jaboticabal, criada pelo Papa Pio XI pela Bula “Sollicitudo Omnium Ecclesiarum”, no dia 25 de janeiro de 1929, desmembrada da diocese de São Carlos. Foi canonicamente instalada no dia 16 de julho do mesmo ano. Dom José Marcondes Homem de Melo, bispo de São Carlos, atuou como administrador apostólico até a posse do primeiro Bispo Diocesano, Dom Antônio Augusto de Assis (1931-1961), sucedido pelo segundo Bispo Diocesano Dom José Varani (1961-1981). O terceiro Bispo Diocesano foi Dom Luiz Eugênio Perez (1981-2003). O quarto Bispo Diocesano, Dom Antônio Fernando Brochini, de 25 de junho de 2003 a 15 de outubro de 2014. A Diocese situada no noroeste paulista, conta com 20 municípios, 3 centros de Formação para o Clero Secular, 42 Paróquias, 2 Santuários Diocesanos, 2 Residências de Formação Masculinas, 11 Residências de Formação Femininas, 70 presbíteros, 5 presbíteros professos religiosos e 69 irmãs professas e consagradas.

 

Em sua Homilia, Dom Eduardo fala de sua alegria no serviço

 

 

 

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no