Encontro na AGCIP reuniu o bloco Oito Furo & Camarão, Bonde Cultural,
Prefeitura de Monte Alto, Coletivo Crespo e militantes
O músico Murilo Martinelli representou o bloco Oito Furo & Camarão
Com o sucesso do bloco Oito Furo & Camarão, que trouxe de volta a folia de rua à cidade – e, de quebra, a tradição musical das marchinhas e dos sambas-enredo – o grupo criador da iniciativa busca parcerias para que o Carnaval do ano que vem possa receber novamente o excelente público que fechou as festas deste ano.
Afinal, a repercussão criou expectativas de grande crescimento para 2016. Para isso, a sede da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado”, a AGCIP, foi o ponto de encontro de grupos e militantes culturais, na noite de terça-feira, dia 3, em busca de ideias para ampliar a folia de rua.
Além de Murilo Martinelli, que abriu a reunião, representando o “Oito Furo”, marcaram presença representantes do Bonde Cultural, AGCIP, Coletivo Crespo Abassá-Orun, o vereador Carlos Gerber e interessados em integrar o movimento. Representando o vice-prefeito João Paulo Rodrigues, marcou presença a servidora pública Eliane Camilo, ligada à Secretaria de Meio Ambiente.
IDEIAS – Foram ventiladas ideias que passam por oficinas preparatórias de músicos, bonecões e mesmo melhoria de condições de uso de sanitários e acessibilidade, visando um grande projeto cultural a ser inscrito em editais e nas leis de incentivo fiscal estadual (ICMS) e Federal (Rouanet – Mecenato). Cada grupo falou sobre suas experiências, seja na união de forças para realização de eventos, seja na configuração de ações em um projeto bem redigido para aprovação dos entes governamentais. Uma nova reunião definirá o Grupo de Trabalho que redigirá o projeto a partir das ideias de todos, adequando-o às leis/editais. Ainda haverá divisão de funções sobre quem vai levantar orçamentos do que será necessário, em busca de uma folia mais uma vez histórica, como neste ano, em 2016.