Presunto Cru

Facebook
WhatsApp

Itália
Prosciutto di Parma
Prosciutto é a palavra italiana para presunto, embora muitas pessoas não-italianas associem esta palavra com um tipo especial de presunto; na realidade, o prosciutto do norte da Itália é curado apenas com sal e seco ao ar durante um período que pode chegar a dois anos. Na Itália, o termo prosciutto refere-se principalmente ao produto não cozido, também conhecido como prosciutto crudo, que é consumido em fatias muito finas, tanto como antepasto ou misturado noutra preparação culinária; diferentemente, o prosciutto cotto, ou presunto cozido é o mesmo que fiambre
Há diferentes tipos de prosciutto e muitos deles são considerados com Denominação de Origem Protegida. Um dos mais conhecidos é o presunto de Parma, para o qual os porcos devem ser alimentados com coalho e soro do queijo parmesão. Outros presuntos com origem protegida são o Sam Daniele, da região de Friuli, o Prosciutto Veneto Berico Eugeneo, do Veneto, e o Prosciutto Toscano (dea Toscana). O Prosciutto di Norcia, do sul da região da Úmbria, tem o estatuto de Indicação Geográfica Protegida.
Bulgária
O Elenski but (ou perna Elena) é um presunto seco curado da cidade de Elena no norte da Bulgária, sendo popular em todo o país. A carne apresenta um sabor específico e pode ser preservada ao longo de diversos anos, devido tanto ao processo original de fabricação do produto, como às condições climáticas da parte da Cordilheira dos Balcãs, onde Elena está localizada.
Presunto Jinhua na China
A existência do presunto seco chinês tem sido relatada desde a dinastia Sung, sendo este usado em muitos pratos. Existiam diversos tipos durante a dinastia Qing, sendo usados em pratos de presunto estufado e vegetais, ou para uma diversificada quantidade de sopas, além da importante Sopa Asiática. Um dos mais famosos presuntos chineses é o presunto Jinhua, um presunto seco curado, o qual é usado para produzir um prato conhecido como Buda saltando sobre uma parede. O presunto Jinhua é usado na culinária chinesa para dar sabor de cozido e assado aos alimentos, bem como para fazer bases para caldos e sopas. O presunto foi premiado pela primeira vez em 1915 na Panama International Merchandise Exhibition.

 

Vamos à receita

 

Macarrão com shitake e presunto serrano
Ingredientes:
– 500g de macarrão longo (fetuccine, tagliarine, spaghetti)
– 4 shitakes grandes cortados em lâminas finas
– 5 dentes de alho inteiros
– 200g de lascas de presunto serrano, ou parma
– 6 colheres sopa de azeite
– Sal e pimenta do reino quanto baste
Preparo:
Cozinhe o macarrão em água fervente com sal. Em uma frigideira, aqueça a metade do azeite e coloque os dentes de alho, deixando-os cristalizar lentamente por 15 minutos, virando-os várias vezes. Mantenha aquecido. Na frigideira, aqueça o azeite restante e salteie os cogumelos Escorra o macarrão, despeje-o na frigideira com os cogumelos, junte o alho cristalizado e as lascas de presunto Tempere com sal e pimenta, misture bem e sirva bem quente. Bom apetite 

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no