CPFL Paulista alerta sobre cuidados durante os temporais

Saiba como se prevenir durante tempestades elétricas

Saiba como se prevenir durante tempestades elétricas

 

 

   Com a chegada do período chuvoso aumenta a incidência de ventos e descargas atmosféricas (raios) e consequentemente os riscos para pessoas e equipamentos elétricos. Segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é atingido anualmente por mais de 100 milhões de raios, sendo o país campeão na incidência desse fenômeno no mundo. Além disso, o aumento dos vendavais tem sido sentido em quase todas as cidades paulistas. 
     Os raios causam diversos prejuízos materiais e dezenas de ferimentos graves, como queimaduras e até mortes. Os raios podem atingir pessoas e imóveis diretamente ou mesmo por meio de objetos metálicos ou equipamentos elétricos, telefonia, antenas externas, rede de TV e Internet via cabo ou rede de energia elétrica.
      Existe o perigo de a descarga atmosférica atingir uma pessoa, por meio do aparelho elétrico. Um raio pode fazer com que o seu eletrodoméstico, sua TV, computador ou até mesmo celular queime. Manusear aparelhos elétricos em áreas com água, como pias ou banheiros, por exemplo, é sempre perigoso. A alta tensão também pode chegar ao equipamento através da conexão com uma antena externa. Recomenda-se sempre desligar da tomada e retirar a conexão com a antena externa quando uma tempestade se aproxima. Para evitar riscos é aconselhável não usar aparelhos eletrônicos em locais abertos durante tempestades.
     O ELAT também levantou os dados sobre mortes por raios em 2014. Até o meio do mês de novembro, houve 84 fatalidades no país. O número é levemente inferior ao registrado neste mesmo período do ano anterior quando foram registradas 88 ocorrências.
     DICAS: Nunca utilize telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios; Deixe para carregar o smartphone em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios; É aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa; Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio; Ao ver um fio caído na rua, a pessoa deve manter uma distância segura. Não se deve se aproximar ou tocar nos cabos e deve acionar o responsável imediatamente; Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas; Durante temporais, evite aglomerações; Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele; Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos; Não fique embaixo de árvores ou próximo à torres; Nunca fique dentro ou perto de reservatórios de água, como piscinas, mar, lagos ou rios; Não segure objetos metálicos nas mãos, se estiver em campo aberto; Se estiver na estrada ou na rua, dentro de um veículo, feche os vidros e permaneça no seu interior.

 

 

 

 

 

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no