Em entrevista, Baltazar Garcia fala sobre a presidência da Câmara

Vereador comandará o Legislativo montealtense pelos próximos dois anos

Vereador comandará o Legislativo montealtense pelos próximos dois anos

 

 

Trinta e três anos de idade, professor efetivo da Rede Pública Estadual há 8 anos e Diretor de Escola efetivo desde 2011. Graduado e pós-graduado em Filosofia, graduado em Pedagogia, pós-graduado em Direito e pós-graduando em Gestão Educacional. Este é Baltazar Garcia, vereador de Monte Alto que assumirá a presidência da Casa no biênio 2015/2016.
Em entrevista ao Jornal O Imparcial, ele falou sobre a eleição, seus projetos e a atual situação da Câmara.
 
Jornal O Imparcial: Como aconteceu a escolha de seu nome para presidente?
Baltazar Garcia: Decidi ser presidente depois de ponderar muitas situações que acredito serem necessárias para atual política de nossa cidade. Fui convidado a pensar sobre essa possibilidade, mas a decisão foi minha em aceitar. Sei da responsabilidade que o cargo exige e sei trabalhar em equipe. Não vejo a política como uma ilha onde esta separada de todo o continente, para mim, é justamente o contrário, a política deve representar e amparar os desejos da população. O bom político é aquele que de fato representa o povo que o elegeu, e depois de eleito, saber trabalhar por todos, isso é ter representatividade. Neste momento estou tendo a oportunidade de me dedicar um pouco mais como presidente da Câmara em prol de toda população. 
 
Jornal O Imparcial: Como você define sua carreira na Câmara, de suplente à presidente da Casa?
Baltazar Garcia: Com bastante humildade me sinto preparado para exercer mais esta função. Na época da minha primeira eleição tive maturidade para entender que embora obtive muitos votos, ficando como um dos mais votados da cidade em uma eleição que tinham mais de 100 candidatos,  e mesmo assim, não sendo eleito devido ao coeficiente eleitoral. Entendi também que na política temos oportunidades que podemos abraçar ou não. Ser presidente é uma honra, mas é também uma posição de muita responsabilidade. Neste tempo que estou como vereador, tenho feito uma política séria baseada no respeito às opiniões diferentes das minhas. Tenho ponderado meus posicionamentos em argumentos que acredito serem verdadeiros e que nos levam a compor juntamente com outras opiniões um ponto em comum para o bem da população. Penso que ninguém chega a ser presidente do dia para a noite, é preciso trilhar um caminho, e contar com o reconhecimento por parte dos outros vereadores deste caminho percorrido.  
 
Jornal O Imparcial: Quais suas principais ideias para esse mandato de presidente?
Baltazar Garcia: Juntamente com todos os vereadores quero fazer uma gestão ética, pautada na transparência, onde haverá planejamento de recursos, como também, competência nas atividades a serem desempenhadas por todos nós. Sou aberto ao diálogo, mas quero decidir com sabedoria e ter diferentes opiniões, ajuda no sentido de errar menos ou não errar. Serei imparcial nas decisões que terei que tomar. Não compactuarei com nenhum mal feito, ou corrupção e este é o pensamento da mesa que compomos para o próximo biênio. Uma mesa que une a experiência do Dr. Elias Bahdur, a representatividade do Distrito de Aparecida com o Vitinho, a humildade do Otoniel, e a mim. 

Jornal O Imparcial: A Câmara é situação ou oposição à Prefeitura?
Baltazar Garcia: A Câmara hoje possui uma boa harmonia entre situação e oposição, pois, ambos pensam no melhor para a população montealtense. Acredito que atualmente não existe espaço na política para políticos que não conseguem enxergar o bem da população em sua totalidade.  A democracia prevê debates, argumentações, discussões e posicionamentos que não podem ser vazios, mas, devem contemplar de fato, o que acreditamos e o que representamos. E acredito ainda que não podemos defender uma política de quanto pior melhor, pois, estamos de passagem num cargo público onde quem nos coloca é a população, e são para eles que devemos trabalhar todos os dias. 

Jornal O Imparcial: Caso Thiago Cetroni (vereador licenciado, atualmente Secretário de Educação) volte à Câmara nos próximos dois anos, como fica a sua situação?
Baltazar Garcia: É fato que com a volta do Thiago, deixarei minha atuação na Câmara Municipal. Acredito que a experiência tanto para ele, quanto para mim estão sendo muito proveitosas no sentido de podermos mostrar nossos trabalhos, e nossos posicionamentos a todos. Com sua volta haverá novamente outra eleição para a função de presidente, mas, os outros membros da mesa permanecerão os mesmos. Tenho me preocupado bastante com questões do nosso presente, como busca de emendas parlamentares, resolver situações problemas do dia a dia, e quanto ao futuro que ainda esta a ser construído, tudo é muito incerto. Tenho apenas a agradecer a Deus por todas as bênçãos que tenho alcançado na minha trajetória política. 
 
Jornal O Imparcial: Por fim, deixe uma mensagem para todos montealtenses.
Baltazar Garcia: Acreditem na política. Os políticos não são iguais. Saibam diferenciar o bom, do mau político. Saibam entender o que esta por trás das palavras, e acompanhem a vida política da cidade. Somente através da política é que podemos melhorar a nossa vida social, a condição de vida de muitas pessoas, e a trazer cultura para nosso povo. A política é capaz de nos fazer andar para frente rumo ao desenvolvimento, como também, nos fazer não sair do lugar, e pararmos no tempo. Por isso, as decisões políticas de hoje, podem influenciar positiva ou negativamente o bom andamento da nossa cidade. 

 

 

 

 

 

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no